Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas. ... Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações. Para encontrar a essência do texto, é preciso partir dos fatos e procurar o sentido que eles querem estabelecer.
Inferência contextual- Adivinhações/suposições do leitor sobre informações abordadas no texto- Supor o significado da palavra desconhecida pelo contexto (sentença em que ela aparece, ou sentenças anteriores e posteriores...)
a) A inferência só pode ocorrer por meio do intertexto. Um processo inferencial só existe quando um texto menciona outro, seja de forma direta ou indireta. As duas palavras se referem à referenciação de um texto (ou parte del dentro de um outro texto. ...
A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos. ... Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida.
A intertextualidade é um elemento muito importante para a construção de sentidos do texto, colaborando em muito para a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código linguístico, mas também do conhecimento das relações intertextuais.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos. Desse modo, ela pode ser utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica, propor uma nova perspectiva, produzir humor etc.