A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.
A disciplina busca contribuir para que o aluno possa entender que o ensino faz parte da realidade social em que está inserido, tendo também sua contribuição em influenciar essa realidade social.
Constantemente a avaliação educacional é centrada no desempenho do aluno, por meio de provas e traduzida em escala classificatória de notas ou menções. ... Neste contexto, quando o aluno não aprende a causa é atribuída somente a ele.
O exercício da docência na educação básica, os fazeres-saberes que o constituem, os desafios enfrentados e as perspectivas que podem ser vislumbradas precisam, por isso, de estudo e reflexão que incorporem a multiplicidade de olhares possíveis sobre a escola e sobre as, também múltiplas, práticas nela desenvolvidas.
Professor de Educação Básica – pré-escola e séries iniciais (1º ao 5º ano) - Ministrar aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação as ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental; - Preparar aulas; - Efetuar registros burocráticos e pedagógicos; - Participar na elaboração do projeto ...
Significado de Docência substantivo feminino Ação ou resultado de ensinar; ato de exercer o magistério; ministrar aulas.
O trabalho docente diz respeito às estratégias e ações que os professores adotam a fim de cumprir as expectativas de aprendizagem das instituições formais de ensino. O trabalho docente é bastante amplo.
Trabalho Docente Manifestação de professores. ... Esse profissional, em geral, vive cansado diante de tantas atividades que a função requer; o excesso de tarefas ligadas à função de professor causa um esgotamento físico e intelectual. Comportamento resultante do sistema de ensino extremamente burocrático adotado no país.
Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão do sistema educacional, formação inicial deficiente, formação continuada ineficiente, violência, demanda de pais de alunos, bombardeio de informações, desgaste físico e, principalmente, a falta de reconhecimento de sua atividade seriam algumas ...
A análise do trabalho docente, assim compreendido, pressupõe o exame das relações entre as condições subjetivas - formação do professor - e as condições objetivas, entendidas como as condições efetivas de trabalho, englobando desde a organização da prática - participação no planejamento escolar, preparação de aula etc.
Trabalho Docente O declínio da profissão se deve pelos baixos salários praticados pela maioria das secretarias municipais e estaduais, além das particulares; aliada ao desprovimento da devida valorização por parte do governo e da sociedade.
Valorizar a participação do estudante e torná-lo protagonista do processo de aprendizado faz com que ele desenvolva a autonomia na hora de aprender. ... Claro que sempre com a ajuda e suporte do professor, que passa a atuar como um mediador do processo de aprendizagem.
Portanto, para uma verdadeira valorização do professor, é fundamental equacionar problemáticas relativas à remuneração adequada, às condições de trabalho e à formação inicial e continuada desse profissional, que viabilizem o respeito e reconhecimento social desse profissional.