A diversidade cultural brasileira é indispensável para que se construa o conceito de diferenciação e pluralidade com relação à identidade social de cada indivíduo. A partir daí, é que preconceitos são desconstruídos e a igualdade é construída.
A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões.
Pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerado uma consequência da democratização das sociedades, considera todos os sujeitos religiosos como legítimos.
O que é Pluralidade: Pluralidade é um substantivo feminino da língua portuguesa que significa algo que possui em grande quantidade, o mais amplo, geral e múltiplo. A pluralidade está relacionada com a diversidade de coisas ou pessoas reunidas em um mesmo espaço físico.
substantivo feminino Diversidade; condição do que existe em grande quantidade; fato de não existir ou ser único, de ser diverso ou diferente: pluralidade racial, cultural.
Pluralidade Cultural diz respeito ao reconhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no mesmo território nacional, por exemplo, o índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira etc.
Resposta: A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões.
De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.
Por isso a diversidade humana se refere às diferenças culturais, étnicas, ideológicas, religiosas, entre outras, que existem entre os seres humanos. Trata-se de algo grandioso, que deve ser respeitada para manter a paz.
DIVERSIDADE: aquilo que é diverso, diferente, variado; variedade. ESQUISITO: desconhecido, estranho, exótico.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros....Podemos classificar os tipos de diversidade como:
Diversidade: primeiros passos para promover a inclusão nas empresas
Como promover a diversidade nas empresas O primeiro passo para promover a diversidade na sua empresa é respeitar os pensamentos e as pessoas diferentes de você. A atitude precede sempre a ação. É super importante desenvolver o engajamento das lideranças para construir times diversificados e inclusivos.
Como abordar a diversidade e inclusão na sua empresa?
A diversidade nas empresas é reunir, em um quadro de colaboradores, indivíduos que sofrem algum tipo de rejeição social em razão de sua classe, gênero, etnia, deficiência, religião e outras questões que servem de gatilho para o preconceito e a intolerância.
Tenha uma comunicação honesta. Para adotar a inclusão de pessoas dentro da sua organização é importante ter uma comunicação aberta e bastante honesta. É preciso compartilhar as informações e as metas sobre diversidade com toda equipe, a fim de todos abraçarem a causa e acolherem os novos integrantes do time.
O assunto surgiu nos anos 90, quando o avanço da globalização econômica promoveu mudanças significativas nas organizações, em especial na cultura e na comunicação nas empresas. ... Essas organizações replicavam nas filiais brasileiras os processos da matriz, desconsiderando as especificidades da cultura local.
A diversidade no ambiente de trabalho é fundamental para a aprendizagem sobre o respeito e a tolerância. Mas ela também favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas.
Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:
Para podermos tratar de diversidade cultural, é necessário apresentar os tipos de cultura existentes:
Ela consiste em todos os fatores que constroem um indivíduo, incluindo idade, gênero, nacionalidade, crenças, personalidade, status social e orientação sexual. A diversidade cultural no ambiente de trabalho acontece quando estes fatores se manifestam de maneira variada e predominante.
Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).