São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.
Resposta: Pessoas que vivem de acordo com a ética são virtuosas, pois preservam valores que são universais, tais valores são imprescindíveis, tais como preservação à vida, direito a uma boa educação entre outros.
O Conceito de ética profissional é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. Dentro das empresas os padrões éticos sociais são aplicados para o bom andamento dos processos de trabalho e objetivos.
Código de conduta, também conhecido como código de ética, é um conjunto de regras que define valores e orienta as ações dos colaboradores de uma organização. Estabelecendo essas normas, a empresa assume perante ao mercado suas próprias responsabilidades éticas sociais e ambientais.
6 dicas de como elaborar um código de conduta ética no trabalho
Portanto, o código de conduta, ou código de ética, reúne as informações que padronizam os valores e as posturas de todos dentro da empresa. Ele serve, assim, para eliminar dúvidas e fazer com que os colaboradores saibam de que forma agir em diferentes situações e ambientes.
A dimensão ética começa quando entra em cena o outro. Toda lei, moral ou jurídica, regula ações interpessoais, inclusive aquelas com um Outro que a impõe. Também o Senhor atribui ao leigo virtuoso a convicção de que o outro está em nós.
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia.