O bálsamo também pode ser ingerido cru, como salada ou como chá. Para aproveitar melhor seus benefícios, é recomendado ingerir o bálsamo na forma crua e pela manhã, como primeiro alimento. Para fazer o chá de bálsamo, faça a infusão de seis folhas em água fervente (com o fogo já desligado) durante 15 minutos.
Na forma de suco geralmente utiliza-se 10 folhas batidas no liquidificador (lavadas anteriormente em água corrente e limpa ) com 1 copo e meio de água filtrada que deve ser ingerido toda manhã. Também suas folhas podem ser usadas em saladas, já que tem gosto que não compromete o sabor de outros legumes.
O bálsamo é uma planta suculenta, largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Seu caule é ramificado, de textura herbácea e porte subarbustivo, geralmente entre 30 a 90 centímetros de altura.
A melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é diminuir a ingestão dos alimentos pró-inflamatórios e aumentar a ingestão dos alimentos anti-inflamatórios. Além disso, o consumo equilibrado de alimentos com ômega 6 (pró-inflamatório) e ômega 3 (anti-inflamatório) auxilia no controle da inflamação.
São fatores intrínsecos: tipo de tecido lesado; localização da lesão, ocorrência de reações imunológicas ou auto imunes locais; infecção local (dano tecidual constante e reação inflamatória persistente); oxigenação local (em caso de anóxia, as células inflamatórias têm dificuldade de chegar à zona lesada, dificultando ...
Complicações de uma cicatrização tardia Uma ferida que demora a cicatrizar torna-se uma porta de entrada para infecções, que podem manter-se localizadas ou difundir-se para todo o organismo, gerando uma infecção generalizada que pode levar à morte.