A função da tristeza é atuar em situações onde o sujeito se encontra impotente ou não pode dar continuidade a nenhuma ação direta para solucionar o que lhe traz sofrimento, como o falecimento de uma pessoa querido.
Por sua vez, a raiva é uma emoção cuja função é permitir a reparação perante a frustração, a injustiça e a ofensa, possibilitando a restauração do sentimento de integridade do indivíduo. ... Nestes casos, a internalização da raiva acaba por dar lugar a quadros de depressão e ansiedade.
As emoções são experiências subjetivas que nos levam à ação. Elas nascem basicamente das nossas percepções diante do mundo, antes mesmo de que possamos pensar a respeito. Se percebemos algo como benéfico, sentimos emoções positivas; se percebermos algo como negativo, elas são negativas.
Em termos muito simples, os pensamentos e sentimentos perpetuam o estado de ser, e este estado de ser gera os comportamentos criando uma realidade condizente, adequada a essa frequência de vibração.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. ... "A essência do homem é pensar".
Ser resiliente envolve administrar os sentimentos mesmo quando o controle das situações está fora do seu alcance. Trata-se de saber reconhecer as emoções e o efeito que elas causam na sua mente e no seu corpo. Assim, o indivíduo poderá canalizar seu potencial e aumentar seu desenvolvimento.