A maioria das pétalas das macieiras são rosadas quando ela floresce pela primeira vez após amadurecimento. Entretanto elas se tornam cada vez mais brancas a medida em que a estação progride.
As macieiras precisam de abelhas em uma grande porcentagem para polinizar e produzir frutos. Em fazendas comerciais de maçã, encontrou-se um benefício, ou até mesmo uma necessidade, em colocar 3 colmeias que cada 2,5 acres (ou 1 hectare) de pomar.
Plante as sementes germinadas na terra. Depois de ter feito os furos, plante as sementes de maçã no chão a uma distância de 30 cm entre cada uma. Ao separá-las, cria-se um espaço para as árvores crescerem e não brigarem pelos nutrientes do solo.
Pode a macieira corretamente para estimular a produção de frutos, expondo-a mais à luz solar e à maior circulação de ar. Retire ramos que estejam morrendo, doentes, mortos ou cruzados.
Portanto, com um clima ideal e crescimento em seu tempo normal, cerca de 3-4 anos, desde o processo de germinação até a colheita dos frutos. Pode levar em consideração os pés enxertados (a "muda" já grandinha) que levam cerca de 1 ano a 1 ano e meio para a colheita, quando se usa a quantidade de nutrientes certos!
Maçã Produção Para o adubo nitrogenado, a aplicação de pelo menos 50% da dose anual deverá ser feita nos meses de março e abril, época em que não haverá riscos de indução de novos crescimentos e as plantas ainda estarão ativas para absorvê-lo e armazena- lo nos tecidos lenhosos para utilização no ciclo seguinte.
Um esquema de fertilização comum usado por muitos produtores de maçã é adicionar uma vez um ano 1-4 libras (0,5-2 kg) Nitrogênio – Fósforo – Potássio (N-P-K) ou por árvore jovem e 6,5 a 11 libras (3-5 kg) N-P-K ou por árvore madura.
Adubação à plantação Azoto- 0 kg/ha. Fósforo- 100 a 200 kg/ha. Potássio- 100 a 250 kg/ha. Exemplo: AMICOTE CV 44 (0-20-17) – 500 a 1000 kg/ha.
As macieiras precisam de 6 horas de sol direto diário pelo que devemos ter atenção ao local onde a vamos colocar. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado e o local deve estar protegido do vento.
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
Outono
A macieira necessita poda de frutificação anualmente para manter o equilíbrio entre o crescimento vegetativo e frutificação. 1° Cortar ramos doentes, mal localizados. 2° Encurtamento de ramos á 20 cm, com a finalidade de formar ramos para o próximo ano e outros podar á 1/3 para produção no ano.
A poda, visando a forma piramidal, é recomendada principalmente para espaçamentos menores e deve ser feita logo após a colheita, seletivamente, cortando os brotos situados na parte alta da árvore até o primeiro nó (abaixo) e eliminando-se todos os brotos verticais (Fig. 5).
Os materiais utilizados para podar devem estar sempre bem afiados para não machucarem o tronco ou protelarem o tempo de recuperação das árvores. Os ramos menores podem ser retirados com a tesoura de poda, já os galhos mais grossos necessitam de uma tesoura de poda de força ou uma serra.
Você deverá deixar apenas três brotos, os quais deverão ficar em alturas diferentes. Procure deixar os brotos a uma distância igual entre eles. Esses brotos formarão os futuros ramos da mangueira, os quais podem ser chamados de pernadas. As pernadas também terão uma brotação intensa.
A mangueira também pode ser cultivada em vasos com capacidade para, no mínimo, 50 litros de solo. O plantio em vasos pode, inclusive, produzir alguns frutos se contar com boa drenagem e adubação parcelada durante o ano todo, principalmente orgânica.
É preciso, porém, tomar alguns cuidados adicionais: podar os ramos após a frutificação, para controlar o tamanho da copa, e substituir o vaso por outro maior a cada quatro ou cinco anos. Em algumas cidades, é comum ver mangueiras na arborização urbana, apesar do risco de seus frutos caírem sobre as pessoas e os carros.
O sistema radicular da mangueira é caracterizado pela presença de uma raiz pivotante, que pode se aprofundar bastante no solo, proporcionando uma boa sustentação à planta e possibilitando a sobrevivência em períodos prolongados de estiagem.
As raízes de mangueira atingem a distância de 2 m da linha de planta (no sentido da entrelinha). Entretanto, há uma maior presença entre 0,3 e 1,6 m de distância do tronco.
Apare raízes não muito problemáticas.
A casca da manga contém vitaminas A e C, que melhoram a saúde da pele e fortalecem o sistema imunológico, e é rica em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e ajudam na perda de peso. Veja também os benefícios da manga.
1 litro de água fervente; 1 colher de chá de folhas secas de manga; Ingredientes opcionais: gengibre, limão, canela, hortelã e mais; Em cerca de 10 minutos a bebida estará pronta.
A casca de mangueira é amplamente utilizada nas medicinas tradicionais para tratar a hipertensão, insónias, crescimento de tumores, reumatismo e depressão..
A mangueira possui um princípio ativo especial chamado mangiferina, que tem grandes propriedades medicinais....Modo de preparo:
A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias.
A casca ajuda a proteger a árvore contra danos causados pelo clima, pelas pessoas, pelos animais e por outros organismos, como germes e fungos. ... O felogênio contém um tecido chamado floema, que transporta para todas as partes da árvore a seiva elaborada, que é o alimento produzido nas folhas.
Além disso, a fruta também ajuda no tratamento de gripes, cólicas menstruais e renais. O chá feito da infusão de casca de mangaba é conhecido por auxiliar no tratamento de problemas de fígado e baço, icterícia e câimbra. A bebida também possui propriedades digestivas, anti-hipertensoras, anti-ulcerogênicas e laxantes.