A mufla elétrica é uma terminação para cabos elétricos. É o dispositivo que serve para isolar um condutor de eletricidade quando este é conectado a: ... um barramento elétrico (tira grossa de cobre ou alumínio que serve para conduzir a eletricidade dentro de um quadro de distribuição de energia).
O Forno Mufla ou Forno de Câmara é um equipamento utilizado em aplicações que exijam altas temperaturas. ... O Forno Mufla consiste basicamente em uma câmara metálica externa com um revestimento composto por material refratário.
Vidrarias de laboratório
No preparo de soluções as vidrarias utilizadas são a pipeta volumétrica e o balão volumétrico. O balão volumétrico possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o volume de sua capacidade.
No preparo de soluções as vidrarias utilizadas são a pipeta volumétrica ou a pipeta graduada e o balão volumétrico, este último possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o limite da sua capacidade. Quando o líquido atingir o traço de aferição, observa-se a formação de um menisco.
A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
Caso precise esfregar a vidraria, utilize uma escova própria para vidro, com água quente e sabão, enxaguando abundantemente em água corrente; Para limpar buretas de laboratório, é preciso utilizar sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente e repetindo o processo de três a quatro vezes.
Se a vidraria foi utilizada com ácidos fortes, como por exemplo as análises de HCI concentrado, o ideal é realizar a limpeza de três a quatro vezes em água corrente e abundante sob um exaustor. Bases fortes também devem ser lavada sob um exaustor e secar ao natural.
A vidraria de laboratório precisa estar limpa fisicamente, quimicamente e biologicamente, isento de graxas e gorduras. ... A s vidrarias contaminadas devem ser colocadas em desinfetante químico (hipoclorito a 1%), imediatamente após o uso, antes de serem lavadas e reutilizadas.
Impurezas ⇒ altera molhamento das paredes ⇒ afeta o volume entregue: ✓pipetas, balões e aparelhos volumétricos; ✓altera o menisco. Lavar a vidraria imediatamente após o uso.
é uma limpeza do material com o próprio produto que irá analisar, caso ainda haja vestígios de outro produto esse irá reagir na ambientação e não na análise final.
Em diagnósticos e estudos microbiológicos é muito importante que as vidrarias, instrumentos e até os insumos estejam totalmente livres de qualquer outro micro-organismo. Por isso é necessário à esterilização de tudo que for entrar em contato com a cultura em análise.
Procedimento
Autoclaves são comumente utilizadas em laboratórios de microbiologia para esterilizar todo tipo de vidraria que possa ter contato com amostras durante análises e procedimentos, como os que envolvem meio de cultura, por exemplo. ... Todos os materiais empregados em procedimentos cirúrgicos são esterilizados.
A esterilização de um meio de cultura pode ser realizada aplicando-se calor úmido ou calor seco, irradiação a partir de raios gama ou raios-X, ou utilizando-se de determinados compostos químicos em conjunto com soluções vaporizadas ou por filtração.
Ágar. Copos descartáveis. Frascos de meio de cultura. Água destilada....
Quais são os tipo de Meios de cultura?
Permitem aumentar a concentração de microrganismos que estão em minoria no ambiente. ... Agar Sabouraud: favorece o crescimento dos fungos, pois tem um pH baixo (5,6) e uma alta concentração de glicose, além disso o crescimento bacteriano está inibido devido à presença de um antibacteriano no meio.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.