A funcionalidade das contas é a parte descritiva da função e do funcionamento da conta que, juntamente com o elenco, compõe o plano de contas. No funcionamento, estão descritos os fatos e o respectivo mecanismo de reconhecimento por meio da indicação da transação de débito e de crédito.
É possível, desse modo, percebermos que as gratuidades concedidas, integral ou parcial, devem ser registradas contabilmente como despesa, tendo por origem uma "renúncia" financeira de receita auferida pela organização, as quais devem ser mensuradas pelo valor justo dos serviços ou produtos.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS. Chama-se "terceiro setor" as organizações não governamentais (sigla ONG), que não têm finalidade de lucro, mas congregam objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, artísticos. É representado pelas entidades sem finalidade de lucro.
A prestação de contas é o procedimento em que se analisa e se avalia a execução de parcerias, em que é possível verificar o cumprimento do objeto pactuado e o alcance de metas e dos resultados previstos, compreendendo o conjunto de informações e documentos, visando conferir maior transparência nas ações realizadas ...
Tipos de entidades do Terceiro Setor
Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. ... Há quatro formas de pessoa jurídica capazes de atender a esse perfil: cooperativas, organizações religiosas, associações e fundações privadas.
Quanto ao Terceiro Setor, este consiste em um amplo e diversificado conjunto de instituições como fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras, que são iniciativas privadas porém sem fins lucrativos, que atuam em prol do bem comum e da cidadania.
A expressão “Terceiro Setor” começou a ser usada nos anos 70 nos EUA para identificar um setor da sociedade no qual atuam organizações sem fins lucrativos, voltadas para a produção ou a distribuição de bens e serviços públicos (SMITH, 1991).
As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política. ... Essas organizações são parte do terceiro setor, grupo que abarca todas as entidades sem fins lucrativos (mesmo aquelas cujo fim não seja uma causa política).
Entenda quais são os 8 principais desafios do terceiro setor no Brasil
Benefícios sociais do Terceiro Setor A proteção e garantia dos direitos de grupos raciais e de gênero são essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Os benefícios sociais gerados por ações do Terceiro Setor implicam de forma positiva direta e indiretamente na vida de muitas pessoas.
Estão entre as características fundamentais na composição do terceiro setor: engajamento de causas, projetos de impacto social, criação de mudanças, diminuição de desigualdades, compreensão do contexto social e político do país, responsabilidade social e voluntariado. ...
O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, ...
Os assistentes sociais trazem como competências do profissional de Serviço Social nas empresas privadas o comprometimento com o projeto ético-político, a lei de regulamentação da profissão, o código de ética, conhecimento da rede sócio-assistencial, planejamento, gestão, destacaram ainda, capacidade investigativa, de ...
A média salarial de um assistente social, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), é de R$ 5.
Realizam consultorias, assessorias, capacitações, treinamentos gerenciamento de recursos, favorecendo o acesso da população e usuários aos direitos sociais; e trabalhos em instituições públicas, privadas Organizações não Governamentais e juntos aos movimentos populares.
A intervenção do Assistente Social deve ser pautada em uma atitude marcada pela pratica interventiva, caracterizada como investigação-ação e uma visão generalista dos fatos.
As estratégias mais salientadas no decorrer deste estudo foram: pesquisas; coordenação, elaboração e execução de programas e projetos; participação em equipe multidisciplinar; articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais; visitas sociais; ações interinstitucionais ...
A prática profissional do psicólogo junto a políticas públicas de Assistência Social é a de um profissional da área social produzindo suas intervenções em serviços, programas e projetos afiançados na proteção social básica, a partir de um compromisso ético e político de garantia dos direitos dos cidadãos ao acesso à ...
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
O psicólogo social atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Além disso, ele é responsável por elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população em geral.
As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vín- culos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
R$2.
Consiste em prestar atendimento especializado, através do Serviço de Psicologia Organizacional e Serviço de Assistência Social - SPO/SAS, aos servidores com problemas ( saúde, familiares, funcionais...) que possam estar interferindo na sua vida funcional.
CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do de- senvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos ...