A análise vertical é feita a partir de um cálculo bastante simples, que deve seguir a seguinte fórmula:
Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.
Algumas das principais técnicas de análise econômica-financeira que você pode utilizar ao fazer a sua Análise das Demonstrações Contábeis são:
Denomina-se análise de balanço a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados em seus balanços patrimoniais.
O balanço patrimonial, também conhecido como a declaração da situação financeira, oferece uma visão da saúde econômica de uma empresa, pois mostra o quanto ela possui (seus ativos) e o quanto deve (seus passivos).
A Análise de Balanço é área da Contabilidade que se destina no estudo das demonstrações financeiras de empresas em busca de fornecer dados propícios para a compreensão da situação econômica financeira da empresa.
ANÁLISE POR ÍNDICES. Este é o processo de análise mais utilizado pelos analistas de Balanços, porque oferece visão global da situação econômica e financeira da entidade. Os índices são extraídos das demonstrações financeiras através de confrontos entre contas ou grupos de contas.
Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores, folha de pagamento).
Quocientes ou índices-padrão são o referencial constituído a partir de um conjunto de empresas representativas de um determinado setor; somente através de comparações, pode-se afirmar que determinada empresa apresenta situação melhor ou pior que outra.
O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).
De uma forma geral, é recomendável a interpretação dos índices de liquidez da seguinte forma:
ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL Ele é dado pela relação entre o ativo circulante somado ao realizável a longo prazo e o passivo circulante mais o exigível a longo prazo. Conforme o balanço patrimonial que estamos usando como base temos então: ILG = (1.+ / (+ = 15,35.
Como descobrir o grau de liquidez seca de uma empresa?
A maior importância da liquidez seca é conseguir identificar o quanto sua empresa está bem-sucedida diante de suas obrigações em curto prazo. ... Talvez um indicador mais próximo de seja até um planejamento da empresa, visando honrar suas responsabilidades no tempo correto e não adiantar valores.
O Quociente de Liquidez Seca relaciona o quanto dispomos de disponíveis e conversíveis de curto prazo em dinheiro com as dívidas de curto prazo. É encontrado dividindo-se o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
Ref.: 3a Questão Os quocientes de liquidez são: corrente, rotatividade dos estoques, seco, imediata. N.D.A. geral, corrente, seco, imediata. imediata, seco, giro dos estoques, geral.
O calculo da liquidez geral é feito pela divisão da soma dos ativos circulante e de longo prazo da empresa pela soma de seus passivos circulante e de longo prazo. Esta informação é muito relevante para o investidor.
o objetivo geral desses quocientes é avaliar a situação FINaNCEIra da empresa, medindo, em geral, a capacidade de a empresa pagar suas dívidas a curto e/ou longo prazos, utilizando os recursos aplicados no ativo.
Tratando-se de uma divisão inteira, o quociente é o valor que se obtém do dividendo, subtraído do resto, dividindo pelo divisor. ... Mais especificamente, o QI é obtido dividindo a idade mental de um sujeito pela sua idade cronológica e multiplicando esse valor por 100.
Explicação: Na análise das demonstrações financeiras os indicadores ou quocientes de rotação ou de ativiades indicam qual o prazo de permanência dos estoques , em quanto tempo a empresa recebe suas vendas a prazo ( contas a receber) , em quanto tempo ela paga ao seus fornecedores, etc .
Análise por quociente, é o processo implementado para calcular a relação numérica entre dois elementos patrimoniais ou de resultado, como exemplo, o valor do ativo circulante representa 2,50 em relação ao valor do passivo circulante do mesmo período.
Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC).
1a Questão Qual a finalidade da Análise Vertical? É evidenciar a capacidade de uma entidade econômico-contábil honrar os seus compromissos de curto e longo prazos. É apresentar a relação entre o período inicial e o último período.
A análise vertical também é conhecida como “de estrutura”. Trata-se de verificar a participação percentual dos itens do demonstrativo financeiro. Como seu nome pressupõe, ela se dá de baixo para cima ou de cima para baixo, verticalmente. Dessa forma, os resultados são apresentados em formato de cascata.