I. “Canção”, de Cecília Meireles, apresenta traços do Simbolismo como a subjetividade e o tom melancólico, falando de temas como a desilusão. II. Prenhe de musicalidade e com preocupação com o aspecto formal, o poema “Canção” revela o tom conservador de alguns dos poetas da Segunda Fase Modernista.
02 – Quais são os temas que permeiam este poema? A tristeza e a melancolia.
A poesia é um texto LIRICO e aborda temas variados : pode ser temas sociais ; românticos ;satíricos ;infantis ;sentimentais ; amorosos ;de cordel; patrióticos. A poesia exprime o sentimento interior do eu -LIRICO . ...?
Estudos provam que o poder da música exerce influência sobre quem a ouve. ... A música, quando escutada, ativa várias áreas do cérebro, pois é uma forma de linguagem que impulsiona regiões cerebrais relacionadas à memória e aos sentidos.
Resposta. Resposta: Naquela época, as composições eram chamadas de trovas e sempre eram acompanhadas de instrumentos musicais que de acordo com o tema recebiam a classificação de cantigas líricas para os temas amorosos e cantigas saríticas para os temas críticos.
Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. Os principais temas musicais desse período estiveram relacionados a passagens bíblicas, vida de santos, rezas e orientações religiosas.
Resposta: A música era entendida no Canto Gregoriano como uma forma de demonstrar o amor a Deus, uma expressão da fé dos católicos através desse tipo de arte.
O Canto gregoriano foi uma das principais formas de expressão musical na Idade Média, demonstrando a influência católica sobre a cultura medieval.
Por volta do século VI, Gregório Magno selecionou, compilou e sistematizou os cânticos eclesiásticos e diferentes liturgias ocidentais espalhados pela Europa com o objetivo de unifica-los para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica. É de seu nome que deriva o termo gregoriano.
Música polifônica Musica enchiriadis, tratado musical do século IX, introduz o canto paralelo em quintas (dó-sol), quartas (dó-fá) e oitavas (dó-dó), designado como órganon paralelo e que, no século XII, cederá espaço ao órganon polifônico, no qual as vozes não são mais paralelas, mas sim independentes umas das outras.
Enquanto nas Igrejas e Castelos ocorriam o Canto Gregoriano e as composições polifônicas, nas ruas e nos casebres de camponeses, o que se ouve são cantigas trazendo em suas melodias elementos culturais dos países pelos quais o trovador passou, sempre acompanhado de um instrumento como o alaúde ou a viela.
Antiguidade. Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo.
Resposta. Resposta: A música profana no período medieval é constituída de canções de amor, sátiras políticas e danças acompanhadas de instrumentos como pandeiro, harpa ecornamusa que eram fáceis de ser transportados pelos cantores que se deslocavam de uma cidade para outra.
Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era o de comunicar-se Page 2 com os deuses e com o povo.
Considera-se música profana toda aquela que não é religiosa: músicas de divertimento, de dança, para dormir, guerrear, trilhas sonoras, para relaxar etc. Em todos os gêneros, encontra- mos músicas profanas. Faça uma lista de intenções das músicas profanas que você conhece.
Música sacra é a música religiosa, como a de Roberto Carlos "Jesus Cristo eu estou aqui" e a profana é a oposição da música sacra, a música profana teve destaque com a perda de poder da igreja católica na idade média.
Música profana ou música secular é, em oposição à música cristã (ou ainda à música sacra), a música destituída da temática religiosa.
Renascimento
Explicação: A música profana no período medieval é constituída de canções de amor, sátiras políticas e danças acompanhadas de instrumentos como pandeiro, harpa ecornamusa que eram fáceis de ser transportados pelos cantores que se deslocavam de uma cidade para outra.
Menestrel (do francês antigo ménestrel; do latim ministerialis, minister), na Idade Média, era o poeta e bardo cujo desempenho lírico referia-se a histórias de lugares distantes ou sobre eventos históricos reais ou imaginários. Embora criassem seus próprios contos, muitas vezes memorizavam e floreavam obras de outros.
2), importante referência sobre a música como parte integrante da liturgia solene e que possui como finalidade geral a glória de Deus e a santificação dos fiéis. De acordo com o documento em questão, a música possui a função de ampliar o decoro e esplendor das sagradas escrituras.
O papel da música religiosa é de suma importância por causar um bem estar profundo quando é ouvida, se tornando um mecanismo utilizado pelos 'fiéis' para se conseguir um ambiente adequado, no qual se possa chegar ao objetivo das religiões que é a aproximação com Deus (Faustini, 1973 apud ROCHA, 2000).
A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa cristã católica e ortodoxa. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música litúrgica, que é a música própria para missas e ritos religiosos.
A música em rituais é muitas vezes usadas como tributo aos Deuses diante que muitos dos rituais eram com batuques na época dos homens das cavernas (neandertalense) em forma de acalmar a chuva ou convoca-la. ... Músicas da época dos homens neandertalenses imitavam sons da natureza.
Música e religião têm a mesma origem", Explicação: Ambas desencadeiam sentimentos difíceis de definir com palavras, têm a capacidade de provocar experiências que ultrapassam o dia a dia."
Música se relaciona com religião de várias maneiras, quer nos sistemas de crença, quer no controle do poder. Ambas são universais da cultura. Como não temos conhecimento dos universais empíricos da própria música, o estudo abrangente de sua associação com o sagrado é um duplo desafio.