Também conhecido como “análise do sêmen”, “contagem espermática”, “citologia seminal” ou ainda “estudo da morfologia espermática”, o espermograma serve para avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, através da análise do volume do esperma, pH (acidez), viscosidade, cor, liquefação do sêmen, número de ...
A infertilidade masculina é a dificuldade da produção do sêmen e dos espermatozoides, seja em volume ou qualidade, que afeta as chances da fecundação acontecer, mas possui causas com tratamentos eficazes. Já o homem estéril é aquele que não pode ter filhos de jeito algum.
Os mais comuns para descobrir a infertilidade são:
Os avanços surgidos nessa área, principalmente nos últimos três anos, possibilitam que um homem considerado, até então, absolutamente estéril venha gerar filhos. Em 40% dos casos de infertilidade, o problema está associado ao homem, atribuindo-se os outros 40% às mulheres e 20% a ambos.
6 causas da infertilidade masculina
Por exemplo: se o espermograma apontou baixa quantidade de espermatozoides, é necessário verificar se a causa é hormonal, cujo tratamento é medicamentoso, ou em virtude de varicocele (varizes nos testículos) – que tem tratamento cirúrgico.
Azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen. Ela é diagnosticada no espermograma, exame que analisa o líquido ejaculado pelo homem e verifica não só a presença de espermatozoides, como também sua qualidade, avaliando a fertilidade do homem.
Quem tem azoospermia pode ter filhos? A resposta para essa pergunta é sim, na maioria dos casos. Porém, é importante ressaltar que os tratamentos de azoospermia ligam-se diretamente ao seu tipo e causa. Por isso, ter o diagnóstico correto é de extrema importância.
Já a azoospermia obstrutiva tem como fatores desencadeantes: doenças inflamatórias e infecções genitais, fibrose cística e outras doenças genéticas, e a vasectomia (cirurgia de esterilização a partir da qual os espermatozoides ficam impedidos de chegar ao sêmen).
Enquanto a oligospermia é definida como a redução na concentração de espermatozoides no sêmen ejaculado, a azoospermia se caracteriza pela ausência total do gameta na amostra coletada.