Utiliza-se a percussão dígito-digital, indo de cima para baixo em cada face. Ir golpeando os espaços intercostais ora de um lado, ora do outro, e ir comparando os sons obtidos. Manter a força do golpe constante. Identificar os 3 sons pulmonares à percussão e as áreas em que ocorrem.
O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.
Auscultação é o método semiológico utilizado no exame físico do aparelho respiratório, realizado com o auxílio de um estetoscópio. A ausculta pulmonar é realizada com o objetivo de ouvir os ruídos respiratórios, sendo parte imprescindível da semiologia do tórax no diagnóstico clínico de várias doenças pulmonares.
Inspeção - taquipnéia, expiração prolongada, tórax em tonel, dedos em baqueta de tambor. Palpação - diminuição da expansibilidade; FTV diminuído. Percussão - hiperressonância, limite inferior de ambos pulmões rebaixados. Ausculta - MV diminuído, prolongamento da expiração, ocasionalmente roncos, sibilos e estertores.
A ausculta do tórax é um dos métodos propedêuticos utilizados para a avaliação do sistema respiratório e se faz importante, pois auxilia o Enfermeiro a avaliar o fluxo de ar ao longo da árvore brônquica. Considerando os ruídos adventícios, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
O padrão ventilatório estabelece relação direta com variáveis fisiológicas, como o ritmo, profundidade e trabalho ventilatório. Proporciona ao paciente uma ventilação alveolar adequada, com menor gasto de energia 13, 14.