Tem mais depois da publicidade ;) Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY. ... O gameta masculino é o espermatozoide, enquanto o feminino é o óvulo.
46, XY
O que devemos observar em um cariótipo para afirmar que um indivíduo trata-se de um homem com cariótipo normal? a) A presença do cromossomo X, pois é esse cromossomo que determina o sexo masculino. ... Para que uma pessoa seja do sexo masculino é necessária a presença de um cromossomo X e outro Y.
A espécie humana é diploide (2n = 46; n = 23) e possui 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais. Os autossômicos são aqueles que determinam as características comuns à espécie e são identificados por números, como por exemplo, cromossomo 18.
As células somáticas do corpo humano apresentam 46 cromossomos, incluindo 22 cromossomos autossômicos e 2 cromossomos sexuais. No caso dos homens, um X e um Y, (XY) e nas mulheres dois X's (XX). A diferença desses cromossomos é responsável pelas características que definem o sexo masculino e feminino.
→ Quantos cromossomos existem em cada célula? O número de cromossomos varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie.