Maxwell realizou a integração da luz com o magnetismo, unificando as leis de Coulomb, Ampère, Faraday e Lenz. Hoje conhecemos essa unificação como Leis de Maxwell. ... Maxwell imaginou que essas ondas se propagariam em um meio que chamou de éter, um meio invisível que envolveria todos os objetos.
Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica.
Foram definidos por James Clerk Maxwell em 1864 e proporcionam a base da eletrodinâmica atual. As equações de Maxwell são um resumo da lei de Ampere, a lei de indução de Faraday, a lei gaussiana combinada com uma adição pela corrente de deslocamento de Maxwell.
Então, por que elas são nomeadas em sua homenagem? A razão é que Maxwell reuniu essas equações independentes da eletricidade e do magnetismo e mostrou que ambos estão profundamente conectados. As equações de Maxwell foram o ponto de virada na história da humanidade.
Por meio de suas experiências, Öersted descobriu que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio. ... Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo.
O campo eletromagnético é um fenômeno que envolve o campo elétrico e o campo magnético variando no tempo. As equações de Maxwell constituem basicamente a teoria dos fenômenos eletromagnéticos. No entanto, é importante ressaltar que a Lei de Faraday da indução é um dos importantes princípios do fenômeno.
Bússolas, GPS's e outros instrumentos de navegação também o utilizam como referência. O ponteiro de uma bússola, por exemplo, é feito por material imantado, o que faz com que sofra influência do campo magnético e aponte para o polo magnético da Terra.