Pode-se afirmar que os protozoários são seres unicelulares e heterotróficos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Já as algas são seres pluricelulares e autotróficos, sendo capazes de produzirem o seu próprio alimento.
Resposta:Algas estão sendo usadas como alimento pelos seres humano, apenas algumas. Já os protozoarios são nocivos para os humanos e podem ser classificados como inimigos, porem estão apenas seguindo seu ritmo de cadeia alimentar.
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
Os protozoários são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. A maioria é aquático e de vida livre, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres vivos, inclusive dos humanos. Eles pertencem ao Reino Protista, juntamente com as algas.
Eles são classificados como flagelados, aqueles que se locomovem através do batimento de um flagelo; ciliados, os que se locomovem com o batimento dos cílios; esporozoários, os que não possuem um meio de locomoção especializado e se dividem por esporos; e os rizópodes, que emitem pseudópodes para se locomoverem.
Reprodução. Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Na natureza, os protozoários são amplamente distribuídos, principalmente em ambientes aquáticos, tendo importância sanitária nesses ambientes, em estações de tratamento de esgoto e algumas espécies são patogênicas.