Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
Mesmo com mudanças nas interfaces de transferências SATA, SATA II e SATA III os HDs ainda utilizam uma tecnologia relativamente antiga. Um disco rígido pode apresenta velocidades de leitura e gravação em torno de 150 MB/s a 200 MB/s, enquanto um SSD pode operar em torno de 500 MB/s.
Já IDE e uma interface lenta usada nos antigos discos (HD) com cabos flats, as placas mãe atuais não tem mais IDE. O AHCI é uma interface mais nova usado em discos SATA, mas as placas mãe atuais já possuem a nova interface SSD M.
Numa controladora SCSI, podemos usar até 15 dispositivos simultaneamente (já que um ID é usado pela própria controladora) sem que haja degradação de performance, como acontece quando usamos mais de um dispositivo IDE numa mesma controladora.
Sigla de Small Computer System Interface, é, simplificando, uma tecnologia que permite a comunicação entre dispositivos de forma rápida e confiável. O disco rígido é ligado através de uma interface SCSI a uma controladora que tem o papel de intermediaria e interprete entre o computador e o disco rígido.
Olha, a grande diferença do HD externo pro interno é na hora da transferência de dados e arquivos pra eles, tá? É que no modelo externo isso acontece com a ajuda da entrada USB, que pode ser do modelo 1.
O armazenamento interno tem espaço limitado para dados específicos do app. ... Os arquivos específicos do app no armazenamento externo nem sempre são acessíveis porque alguns dispositivos permitem que os usuários removam um dispositivo físico que corresponda ao armazenamento externo.
O HD externo é igual aos que você tem dentro do seu PC ou notebook. A diferença é que ele fica do lado de fora e é portátil! Ao contrário do pen drive, que usa a memória flash, o HD externo tem um disco rígido com uma supercapacidade de guardar informações.
Um Sony HD-EG5 conta com 500 GB e sai por cerca de R$ 350. Com esse espaço, você consegue guardar 100 mil fotos de uma câmera de 6 megapixels ou 125 mil músicas em MP3 de 128 Kbps, por exemplo.
Veja os HDs externos com USB 3.
Melhor HD Externo
A Seagate demonstrou esta semana o Exos X14, o HD mais rápido do mundo. Ele é capaz de atingir a velocidade de reprodução 480 MB/s, o dobro do desempenho de um disco rígido padrão.