A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.
A elevação da alvenaria começa pelo assentamento dos blocos da primeira fiada. A vantagem desse procedimento está na separação das operações de medir, riscar, fixar referências e definir níveis, da operação de assentar blocos.
Veja como executar uma alvenaria de boa qualidade, passo a passo:
Fiada é: Fileira horizontal de pedras ou de tijolos de mesma altura, que entram na formação de uma parede.
A primeira fiada é a referência para a elevação das fiadas superiores num mesmo pavimento e também para a primeira fiada do andar imediatamente superior. O assentamento dos blocos estratégicos, blocos que definem os encontros das paredes e aberturas, é uma tarefa trabalhosa.
Deixe um estoque de blocos próximo; Rode um traço de argamassa 1:4 (cimento e areia)....Faça uma marcação de alvenaria de acordo com o projeto:
O assentamento dos blocos/tijolos cerâmicos estruturais pode ser feito com colher de pedreiro, meia cana, bisnaga, régua de assentar ou “palheta”. O bloco/tijolo cerâmico estrutural deve ser assentado com argamassa cimentícia de baixo teor de enxofre para evitar formação de eflorescências.
Dicas para argamassa de assentamento para blocos: Já os principais traços de argamassa para blocos com o uso de cal em uma parede de vedação são: 1:2:8 (uma parte de cimento, duas partes de cal e oito partes de areia) ou 1:0,5:7 (uma parte de cimento, meia parte de cal e sete partes de areia).
"milheiro de blocos" no Brasil 1 milheiro é 800,00 a partir de dois milheiro fica 750,00 cada .
Os tamanhos comumente encontrados no mercado brasileiro são os de 9x19x19cm ou 9x19x29cm. Geralmente, enquanto o primeiro modelo tem rendimento de 25 peças por metro quadrado, o segundo rende 17 peças por metro quadrado.