EQST

Qual A Importncia Dos Manguezais Para A Manutenço Da Biodiversidade Em Mares E Oceanos?

Qual a importância dos manguezais para a manutenção da biodiversidade em mares e oceanos?

Com relação às funções ecológicas dos manguezais destacam-se: proteção da linha de costa, evitando a ação erosiva das marés, tempestades e furacões; filtração de poluentes, diminuindo a poluição das praias; refúgio para inúmeras espécies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reprodução, alimentação e ...

Como é a vida nos manguezais?

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.

Qual é a vegetação dos Pampas?

Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).

Como é a vegetação de Mata Atlântica?

A Mata Atlântica possui uma rica biodiversidade em todos os sentidos. Algumas espécies de sua vegetação são endêmicas, ou seja, só ocorrem nela. ... Estima-se que haja na Mata Atlântica 20 mil espécies de árvores, o que significa 35% do total existente no Brasil. A Mata Atlântica é estratificada, com grandes árvores.

Como é o solo no pampa?

Na região dos pampas o solo é fértil. Por isso, estes campos são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas. ... Em áreas de planalto os solos são também avermelhados, mas não possuem a fertilidade da terra roxa. Na planície litorânea o solo é bastante arenoso.

Quais as principais características do Pampa?

Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.

O que quer dizer a palavra pampa?

O Brasil é um país de dimensões continentais. O termo Pampa originou-se do vocábulo indígena quéchua pampa, que significa “planície” , paisagem que lhe é mais comum, embora não única: lá se encontram de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. ...

Quais são as principais características do campo?

Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. ... Campos sujos – Formada por uma área com bastante gramíneas, arbustos e subarbustos esparsos. Campos de altitude – Compreende a serra da Mantiqueira.

Quais são as principais características do campo e da cidade?

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. ... A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras.

Quais as características da cidade e do campo?

Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo.

Quais são as características da zona rural?

Os aspectos que definem uma zona rural são: ... Atividades próprias: agricultura, pecuária, extrativismo e turismo rural são algumas das coisas que são feitas no campo. Paisagem: na zona rural predominam as plantações, árvores em maior quantidade, estradas de terra, rios e propriedades maiores do que nas cidades.

Quais são as características da zona rural e urbana?

As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização. ... Por sua vez, a zona rural adquire produtos e serviços oferecidos pelas zonas urbanas.

Quais são as principais características da zona urbana?

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.