O correto é 'bênção'. ... “Bença”, a palavra que intriga Rafael, está dicionarizada, mas isso não quer dizer que se possa sair a usá-la por aí sem restrições.
O pedido era sempre o mesmo: “A benção!” Ou um apressado “bença”. O que variava era a resposta, indo de um simples “Deus te abençoe”, passando por “Deus te guarde”e até um “Deus te dê juízo”. Vovó sempre respondia com “Deus te favoreça.De minha parte, até o fim da vida de meus pais, pedi-lhes a benção, sempre.
substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença.
Benção, relativo á abençoar. Ex: bença, pai. bença, mãe.
“Toda bênção é louvor de Deus e pedido para obter seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus, o Pai “de toda sorte de bênçãos espirituais” (Ef. 1,3). E por isso, a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o sinal Sagrado da Cruz de Cristo.
Originalmente respondida: De onde veio a tradição brasileira de pedir a benção aos seus pais? O direito romano tinha a figura do Pátrio Poder - um pai patrício tinha direito de vida e morte sobre os que cresciam sob seu teto — filhos e escravos. Tinha o direito inclusive de mandar matá-los.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.
Para se tornar ogan a pessoa deve ser escolhida pelo orixá, a partir de um membro que o incorpora ou o quando revelado no jogo de búzios. Normalmente, é uma integrante já muito ativo na comunidade de terreiro, consagrado um mestre.
5- Os bons Ogans e Ekedes devem ser doces com os yaôs, mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquela cervejinha.
As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria de Anitta.
Ser uma Ekédi é antes de tudo ser a eleita para cuidar dos Orixás da casa. Este cargo é de muito valor dentro das “roças” de Santo, e seu nome varia conforme a nação em que a pessoa foi feita. No Jêje ela é conhecida como Ekédi, já no Kêtu são chamadas de Ajoié na Casa Branca e de Iyárobá no Gantois.
A Deitada é um ritual no qual o médium é recolhido com oferendas para o orixá e exu para fortalecer a sua mediunidade, seus anjos de guarda e ao mesmo tempo seu ori (cabeça).
É deitado na esteira, com a mente tranquila e o coração calmo, que a verdadeira energia do orixá se revela em cada um de nós. Com o passar do tempo, o silêncio absoluto que fazemos acalma os sentidos e só o nosso corpo fluídico começa a se manifestar.
Saiba mais sobre Logun Edé, o orixá da Anitta.
Sérgio Pina
Oxalá
A forma mais direta para descobrir a Pombagira e Exú é fazendo uma consulta espiritual ao Jogo de Búzios. Além de descobrir sua Pombagira e Exú Regentes, são indicadas as entidades Caboclas e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los. Os Búzios são consultados e indicam também quais são os seus orixás de proteção.