O que pode ser analisado com a interpretação de gasometria
Os parâmetros mais comumente avaliados, e seus valores de referência, na gasometria arterial são:
GASOMETRIA NO SANGUE VENOSO No geral, o pH, a PCO2 e o HCO3 tem valores similares no sangue venoso e arterial. A principal diferença é a pressão parcial de oxigênio que no sangue venoso é menor que a metade do sangue arterial.
A gasometria venosa, por outro lado, é realizada como segunda opção quando a coleta na artéria é não possível, sendo feita a coleta na veia, e tem como principal objetivo auxiliar o diagnóstico de doenças arteriais periféricas ou problemas de coagulação do sangue.
“A gasometria arterial se refere à dosagem dos parâmetros no sangue arterial e a venosa faz referência à determinação destes mesmos parâmetros no sangue venoso”, salienta Bárbara.
Dependendo do tipo de via pela qual se extraia a amostra podemos encontrar gasometrias venosas, nas quais se obtém o sangue de uma veia; ou gasometrias arteriais, nas quais se recolhe o sangue de uma artéria, geralmente do pulso radial.
A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica extremamente asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.
substantivo masculino [Anatomia] Sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono que circula pelas veias sistêmicas até atingir no coração o átrio direito, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares; nos alvéolos pulmonares o oxigênio passa ao sangue por difusão, transformando-o em ...