Os antipsicóticos são classificados em típicos (ou de primeira geração ou tradicionais) e atípicos (ou de segunda geração), de acordo com seu mecanismo de ação – os típicos bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2, enquanto que os atípicos bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2 e os receptores serotoninérgicos ...
Os medicamentos antipsicóticos mais recentes (asenapina, clozapina, iloperidona, lurasidona, olanzapina, quetiapina, risperidona e ziprasidona) também bloqueiam os receptores da serotonina, que é outro neurotransmissor.
O aspecto comum aos antipsicóticos considerados atípicos é a capacidade de promover a ação antipsicótica em doses que não produzam, de modo significativo, sintomas extrapiramidais. No mercado brasileiro, dispõe-se da clozapina, da risperidona, da olanzapina e da quetiapina.
Os primeiros medicamentos foram sintetizados na década de 50, eles são conhecidos como antipsicóticos de primeira geração e representaram um avanço enorme na maneira de lidar com nossos doentes. Haloperidol e clorpromazina são os representantes mais conhecidos dessa classe de medicamentos.
Os medicamentos antipsicóticos, também conhecidos como neurolépticos, se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores.
Os remédios antipsicóticos bloqueiam a ação de neurotransmissores que, quando presentes em excesso, provocam os sintomas psicóticos. “Os medicamentos antipsicóticos agem, principalmente, bloqueando receptores de dopamina e serotonina no sistema nervoso central”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça.
Os antipsicóticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por isso, além de se constituírem como os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia, também são utilizados como anestésicos e em outros distúrbios psíquicos.
Também chamados de tranquilizantes ou calmantes, os ansiolíticos são medicamentos usados para combater a ansiedade e a tensão.
O ansiolítico é conhecido por ser uma classe de medicamentos que pode tratar dos transtornos de ansiedade, problemas do sono e até mesmo auxiliar em crises convulsivas....Principais medicamentos
Os ansiolíticos, os sedativos e os hipnóticos são medicamentos que interferem no sistema nervoso central para aliviar a ansiedade ou nos ajudar a adormecer....
Os ansiolíticos mais comuns e conhecidos são os benzodiazepínicos, que agem nos neurotransmissores do sistema nervoso central e restauram o equilíbrio das sensações de ansiedade e estresse....São eles:
Chá de erva cidreira Chamado também de melissa, o chá para ansiedade de erva cidreira é ótimo para crises de ansiedade e nervosismo, além de acalmar o corpo e a mente antes de dormir.
Como controlar a crise de ansiedade?