vértebras cervicais
O forame vertebral possui forma triangular e processos mamilares. O processo transverso, por ser maior, chama-se apêndice costiforme. Essas vértebras não apresentam forames nos processos transversos e nem a fóvea costal. Sacro: possui formato piramidal quadrangular, articulando-se diretamente com a 5ª vértebra lombar.
O forame intervertebral é a abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. ... Através dele passam os nervos espinhais. Seu tamanho varia conforme posição, patologia, carga de peso que a espinha suporta e postura.
Como tal, vertebrados tomam o nome das vértebras que compõem a coluna vertebral. Sendo assim, a principal função dos forames transversos é ajudar a coluna na sustentação do tronco. O forame do processo transverso (lat. foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7).
O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: Vértebro-basilar (artérias vertebrais) e Carotídeo (artérias carótidas internas). Estas são artérias especializadas pela irrigação do encéfalo.
As artérias do polígono de Willis incluem:
Artéria occipital Nasce da face posterior da artéria carótida externa, próximo à origem da artéria facial e dirige-se em sentido posterior e ascendente para alcançar a região nucal.
A artéria maxilar, a maior dos dois ramos terminais da artéria carótida externa, surge atrás do pescoço e da mandíbula, e é no princípio envolvida na substância da glândula parótida; passa adiante entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular, e então corre, superficial ou fundamente ao músculo pteriogóide ...
carótida comum fornece o suporte vascular para a área externa da cabeça/crânio, para a face e a para maior parte do pescoço. A a.