Tampa azul – análises de coagulação Tais análises exigem coleta de plasma e são realizadas no tubo de tampa azul, pois, esta contém citrato de sódio, substância presente no plasma. O sangue deve ser homogeneizado através de imersão entre 5 e 8 vezes, a fim de evitar coagulação.
Como é feito O coagulograma deve ser feito com a pessoa em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.
O coagulograma é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas, já que ele avalia entre outras coisas, o nível de coagulação do sangue.
A origem do tubo seco Os tubos sem anticoagulantes, utilizados para analisar substâncias no soro, receberam a tampa de cor vermelha. Esses tubos eram de vidro, totalmente secos, sem qualquer aditivo, sendo rotineiramente chamado de tubo seco.
Os tubos de plástico para soro têm ativador de coágulo jateado na parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na Bioquímica e Sorologia.
TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (soro). EXAME: PROTEÍNA + CREATININA URINÁRIA. TUBO/AMOSTRA: Tampa-vermelha (soro) Frasco coletor de urina (urina).
Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.