Divisões da Arte Egeia
Civilização egeia é um termo geral aplicado para as civilizações da idade do bronze da Grécia ao redor do mar Egeu. Há de fatos quatro civilizações distintas, que se comunicaram e interagiram-se a partir de suas regiões geográficas: Creta, Cíclades, Grécia continental e Costa anatólica.
A mais antiga civilização europeia se desenvolveu após o ano 3000 a.C., na região do mar Egeu. Atualmente, é conhecida como civilização egeia. Ela ocupou as ilhas e a região continental que hoje fazem parte da Grécia e passou por vários estágios. Começou na ilha de Creta, no período chamado de minoico, ou minoano.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
Outros povos, como os Jônios e os Eólios dominaram a Grécia Continental. Desastres naturais como terremotos também podem ter ocorrido na região, dificultando mais ainda o acesso à cultura micênica.
Por volta de 2000 a.C. os aqueus migraram para regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. ... Assim, se fixaram na região e fundaram diversas cidades das quais se destaca Micenas e, por isso, ficaram conhecidos como Micênicos. Além dela, Tirinto e Argos foram importantes núcleos urbanos, econômicos e políticos.
Com o passar do tempo a sociedade se multiplicou e sua economia se solidificou, baseada exclusivamente no comércio marítimo de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, porta de entrada comercial para o Oriente. Dentre os principais produtos comercializados por eles eram joias, tecidos, armas, e objetos de bronze.
Resposta. Os historiadores sugerem que grandes terremotos possam ter causado grande destruição nas cidades micênicas. Além disso, acredita-se que a chegada dos dórios – outro povo indo-europeu – à região tenha desencadeado o fim dos micênicos.
Resposta. Foi por causa da guerra do peloponeso - Conflito militar entre Atenas e Esparta, com isso acabou desgastando essas cidades e com isso, o longo período de guerras facilitou a conquista da Grécia por Felipe da Macedônia em 338 a.C., na batalha de Queronéia.
Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.
Sabemos que os cretenses desenvolveram um forma de escrita conhecida como Linear A. Acredita-se que esse sistema de escrita foi desenvolvido por volta de 2000 a.C. e que cumpriu importante papel administrativo, pois foi muito encontrado nos grandes palácios.
os cretenses junto com os fenícios dominavam o comércio no Egeu e no Mediterrâneo. Eles produziam azeite e vinho, que trocavam por matérias-primas para a fabricação de finos produtos de artesanato.