Hortaliças - Tipos
As hortaliças podem ser classificadas de acordo com a parte consumida (folhosas, frutos, raízes ou tubérculos) ou com a semelhança do ponto de vista botânico (flores, folhas e frutos), sendo agrupadas em famílias.
50 hortaliças - Portal Embrapa.
A classificação é a seguinte: • Hortaliças tuberosas - são aquelas cujas partes utilizáveis desenvol- vem-se dentro do solo, compreendendo: tubérculos (batatinha, cará), rizomas (inhame), bulbos (cebola, alho) e raízes tuberosas (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa).
Resposta. As hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, são consumidas pelos humanos como alimento.
As hortaliças, também conhecidas como legumes e verduras, são as folhas, as flores, os talos, os caules, as raízes ou outras partes comestíveis de certas plantas. Em geral, são plantas herbáceas, cujos caules são mais macios que os dos arbustos ou das árvores. A alcachofra é uma flor comestível.
As hortaliças, também conhecidas como legumes e verduras, são as folhas, as flores, os talos, os caules, as raízes ou outras partes comestíveis de certas plantas. Em geral, são plantas herbáceas, cujos caules são mais macios que os dos arbustos ou das árvores.
Conheça e cultive as principais hortaliças brasileiras:
As 6 hortaliças mais consumidas no Brasil
Os melhores vegetais para cultivar em um vaso:
Já o mercado brasileiro de hortaliças é altamente diversificado e segmentado, com o volume de produção concentrado em seis espécies – batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.
Os principais produtos: batata, tomate (para indústria e mesa), cebola, melancia, ce- noura, batata-doce, alface e repolho representam cerca de 64,0% da quantidade produzida no Bra- sil, e as 15 folhosas principais, 15,0%.
Alface
A horta ou horto é um local em que são cultivados legumes e hortaliças.
Hortaliças e vegetais que precisam de muito sol
Para plantar em todo o Brasil:
Cultivar é a designação dada a determinada forma de uma planta cultivada, correspondendo a um determinado genótipo e fenótipo que foi selecionado e recebeu um nome único e devidamente registado com base nas suas características produtivas, decorativas ou outras que o tornem interessante para cultivo.
° 9.
verbo transitivo Trabalhar a terra para o cultivo: cultivar um campo. Fazer nascer uma planta: cultivar cereais. [Figurado] Dedicar-se, interessar-se por: cultivar as ciências. Formar pela instrução, desenvolver: cultivar a memória.
Não se pode confundir cultivar com variedade. Esta deve ser entendida como uma espécie de planta dentro de uma população de outras plantas da mesma espécie que apresenta diferenças fenotípicas de ocorrência natural (JENKS, 2010, s/p).
Característica do que apresenta diferenças: variedade de gostos. Conjunto do que se diferencia do todo; diversidade: variedade de raças. Mudança contínua; inconstância, instabilidade: variedade de mercados. Agrupamento de muitas e distintas coisas: variedade de sabores.
Variedades geralmene são variações naturais que ocorrem na espécies em seus ecossistemas de ocorrência. Por outro lado, o termo cultivar, que deriva do termo “variedade cultivada” (“cultivated variety" em inglês”) e significa que a planta distingue-se das demais por meio de caracteres agronômicos.
De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Isso quer dizer que, para organismos serem considerados de uma mesma espécie, eles devem ter capacidade de reproduzir-se em ambiente natural.
Resposta. Definição de espécie: Conjunto de seres vivos, que possuem características semelhantes, se reproduzem entre si, gerando proles férteis. Sabemos que existem exceções: aves que acasalam-se com outras espécies de aves e as proles são férteis (mais comum em cativeiro (nos peixes isso é comum mesmo na natureza)).
Resposta: Espécie pode ser definida como um conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis, isto é, que também sejam capazes de se reproduzir.