Por isso, a impermeabilização é tão importante para evitar que a umidade suba pelas alvenarias e elementos estruturais e provoque uma série de consequências desagradáveis, como destacamentos de revestimentos internos e danos estruturais.
A principal estratégia para impermeabilizar fundações é garantir estanqueidade na interface entre as fundações e as paredes. “Entre os produtos mais utilizados para essa finalidade estão as emulsões asfálticas, os cimentos poliméricos, as mantas asfálticas e os aditivos impermeabilizantes para argamassas”, cita Storte.
Após execução do contrapiso, aplique o impermeabilizante tecplus top quartzolit em todo o piso, criando uma barreira impermeável por formação de película. Para aplicação do impermeabilizante tecplus top quartzolit, misture os dois componentes da argamassa mecanicamente, com uma haste metálica acoplada a uma furadeira.
Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.
Para a pintura durar mais tempo, os vasos têm de ser impermeabilizados, o que também vai fazer com que o barro não absorva tanta água e permita um ambiente saudável para as plantas se desenvolverem sem retenção de humidade e terra constantemente seca. ...
Como decorar os vasos de barro? O primeiro passo é limpar todo o pó que possa haver no vasinho e, se tiver alguma parte áspera, uma lixadinha rápida resolve. ... Caso você opte pela tinta acrílica, aumente o brilho da cor aplicando uma camada de verniz, que vai reforçar a impermeabilização do vaso.
Aplique uma fina camada de cola nos dois lados da cerâmica quebrada. Pressione precisamente as peças juntas no lugar, ajustando-as rapidamente caso seja necessário. Segure as peças juntas para permitir a colagem. Prenda as peças, se preciso for, até finalizar o tempo de secagem.
Se você quiser quebrar um vaso, mantenha-o na água por algumas horas e, utilizando uma broca artesanal, quebre-o com um martelo (não se esqueça de usar óculos de segurança e uma máscara durante essa etapa). Em seguida, encha o pote com terra e organize os cacos na terra da maneira que você desejar.
Para fazer o conserto de rachaduras é importante lixar a peça seca e recolher o pó que cair dela. Umedeça a região com um pincel a risque com um palito ou então com um esteco de metal duro. Coloque o pó numa vasilha e faça um tipo de pasta com alguns pingos de água, aplique com um palito sobre as rachaduras.
Coloque o vaso de cerâmica em uma superfície de trabalho e use uma braçadeira para prendê-lo no lugar. Coloque a espuma de borracha ou um pedaço de pano dobrado entre as mandíbulas da braçadeira e o vaso, para evitar que o mesmo seja quebrado.
Para unir dois fragmentos de barro um pouco secos, precisa de fabricar "barbotina", é uma mistura de pó de argila diluído em água, que funcionará como cola. Pode ser feita em casa facilmente, desfazendo barro seco num recipiente com água. Mexa até que se pareça com um iogurte espesso.
Lave e enxague bem, caso esse vaso tenha guardado uma planta doente no uso anterior, deixe de molho. A solução indicada é de 10% de água sanitária com água, por cerca de uma hora. Se não puder mergulhar, use a solução para esfregar bem. Quando estiver totalmente limpo e seco, você pode inserir solo novo.
Como consertar um vaso de concreto quebrado
O epóxi de cura rápida também é ótimo para colar braços, pernas e outras partes que faltam nas estátuas de jardim. Limpe e seque as partes conforme descrito acima e aplique uma camada fina de epóxi nas áreas que precisam ser coladas. Pressione as partes com força e prenda-as no lugar (se possível) até secar.
Se o balaústre estiver fendido pelo veio da madeira ou rachado, mas não muito lascado, una as partes com cola PVA e aperte a junção atando-a com fio encerado. Deixe a cola secar durante 24 horas antes de retirar o fio.
Com POXIPOL® você pode consertar ou restaurar objetos de cimento. Você pode aplicar POXIPOL® no conserto ou na restauração de objetos de cimento; o adesivo proporciona grande rigidez e estabilidade na aderência das peças.
Gerânio, petúnia, onze horas, lisimáquia, begônia sempre florida, aptênia, jasmim, azulzinha e lantana, são opções que, além de duradouras, são lindas e atraem borboletas para seu jardim.
Com tudo isso em mãos, vamos ao passo a passo de como fazer vaso de cimento:
Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.
Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.
Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.
“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.
Como evitar um piso de concreto com fissuras?
A solução do problema é, na maior parte das vezes, feita pela aplicação de um bom endurecedor químico, precedida de uma limpeza enérgica com escovas abrasivas. Em seguida, deve-se aplicar novamente o endurecedor, garantindo o fechamento da porosidade superficial.
Um azulejo lascado ou rachado Primeiro, limpe o azulejo com sabão e água. Depois, passe uma camada fina de esmalte (lembre de usar um esmalte da mesa cor do azulejo) – adicione mais camadas conforme necessário. Se o azulejo está lascado, preencha os espaços com epóxi antes de pintar com esmalte.