Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.
O pâncreas é uma glândula mista localizada na região do abdômen que produz hormônios e enzimas. O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas.
A pancreatite aguda é uma inflamação súbita do pâncreas que pode ser leve ou potencialmente letal, mas normalmente cessa. Cálculos biliares e abuso de álcool são as principais causas da pancreatite aguda. Dor abdominal grave é o sintoma principal.
Quando o pâncreas apresenta algum problema e há deficiência na produção de insulina, por exemplo, a glicose que deveria ser aproveitada pelo organismo é eliminada pelos rins, ocasionando diabetes. Algumas doenças que podem afetar o pâncreas são: fibrose cística, diabetes, pancreatite e câncer.
Pancreatite aguda pode causar complicações graves, incluindo:
O fumo pode ser responsável por tumores e pelo desenvolvimento de câncer no órgão, além de ser extremamente prejudicial à saúde como um todo. Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes.
Evite dietas ricas em gordura. Evite dar restos de comida ao seu cão, principalmente se ele não estiver acostumado a comer comida. Certifique-se de discutir todos os medicamentos que seu cão está recebendo com seu veterinário. Não deixe seu cão ter acesso ao lixo!
Veja os alimentos que são permitidos diante do quadro: leite desnatado, queijo branco ou ricota; clara de ovo; cereais integrais, grãos, pipoca (sem gordura); carnes magras, como peixe de frango e filé de peixe; geleia, gelatina, merengues, biscoitos integrais; bolo simples (sem recheio ou cobertura); arroz, macarrão, ...
A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda.
O exame para avaliar os valores da lipase são feitos quando há suspeita de uma das doenças citadas acima ou quando há a presença de sintomas como febre, dor abdominal intensa, gordura nas fezes, perda de peso e náuseas e vômitos.
A Lipase é uma enzima que faz parte do processo digestivo. Ela ajuda o organismo a quebrar as moléculas de gordura para serem absorvidas com mais facilidade pelo intestino. O exame Lipase é uma análise clínica que ajuda a identificar alterações nos níveis dessa enzima no corpo do indivíduo.