Resposta: Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
Resposta. É o processo de indução elétrica, quando o bastão carregado positivamente não encosta na esfera, mas induz uma polarização, que se for conectada com a terra, haverá passagem de elétrons para a esfera, e depois se o bastão for afastado e o terra desfeito a esfera fica com carga negativa.
O processo retratado na imagem da direita é o brotamento desses feijões a partir da germinação. Durante o crescimento do broto de feijão a partir das sementes (dos feijões) há um consumo dos nutrientes guardados na semente. Necessários para que o broto e a raiz do feijão possa crescer e dar origem à planta.
É causada principalmente pela eletricidade estática, que nada mais é do que um acúmulo de cargas elétricas em locais muito secos. A descarga eletrostática é mais comum do que se pensa.
Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons. ... positivamente: quando o corpo perde elétrons e fica com excesso de prótons; negativamente: quando o corpo ganha elétrons e fica com excesso de cargas negativas.
Em condições de equilíbrio, qualquer material é eletricamente neutro, contendo igual número de prótons e elétrons. Um material é eletricamente positivo quando tem excesso de prótons, ou falta de elétrons. Da mesma forma, ele será negativamente carregado se tiver um excesso de elétrons.
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula. Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.