Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Estes valores estão alinhados com o interesse de preservar o valor da empresa a longo prazo por parte dos gestores.
O Comitê de Governança Corporativa (“Comitê”) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração, de caráter permanente, submetido à legislação e à regulamentação aplicáveis, ao disposto no Estatuto Social da Companhia Brasileira de Distribuição (“Companhia”), e a este Regimento Interno (" ...
Na estrutura da Governança Corporativa temos, entre outros órgãos, o Conselho de Administração. ... Em outras palavras, os comitês são essenciais para a boa execução de um programa de governança, pois fornecem ao conselho conteúdo para tomadas de decisão mais ágeis e precisas.
O Comitê de Auditoria, criado na Finep a partir da edição da Lei nº é um órgão de assessoramento ao Conselho de Administração que o auxilia não só no monitoramento da qualidade de demonstrações financeiras, mas também no que se refere aos controles internos, à conformidade, à integridade e ao gerenciamento ...
O Comitê de Auditoria Estatutário (“Comitê” ou “CAE”) é órgão colegiado estatutário de assessoramento e instrução vinculado diretamente ao Conselho de Administração da JHSF, de caráter permanente, regido pela legislação e regulamentação aplicável, e pelo disposto no art.
Cabe ao Comitê de Auditoria supervisionar a elaboração das demonstrações financeiras, os controles internos e o gerenciamento de riscos. ... O Comitê de Auditoria atua somente de forma colegiada, pois tomadas de decisões e elaboração de recomendações ao Conselho Administrativo devem ser feitas em conjunto.
O conselho fiscal, formado por condôminos, é órgão complementar do condomínio e jamais deve ser entendido como uma função secundária ou burocrática. Cabe a esse importante grupo, com integrantes eleitos em assembleia geral, analisar as contas e emitir parecer recomendando ou não a sua aprovação.
A - PARECER DO CONSELHO FISCAL Baseado nos exames efetuados, (e, quando for o caso, no Parecer de Auditoria Interna/Externa ), somos de parecer que as contas apresentadas merecem (ou não merecem) a aprovação pelos(as) senhores(as) cooperados(as), sem qualquer ressalva ou recomendação (ou com ressalva ou recomendação).
Um parecer emitido pelo conselho fiscal acerca dos balancetes apresentadas por uma entidade. Conselho fiscal é como se denomina o colegiado de membros de uma associação, entidade ou empresa, que tem como função fiscalizar as ações praticadas pelos administradores e opinar sobre as contas apresentadas.