As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
Estamos falando de escalada ao ar livre, portanto os três tipos existentes são: solo, livre e artificial.
A escala cartográfica
A escala geográfica de abrangência é uma escala que serve para indicar o alcance de um dado fenômeno. Este fenômeno pode abranger um espaço local, regional, nacional ou global.
Por exemplo, se você precisa desenhar uma parede de 4 metros na escala 1 para 50, deve se lembrar que 1 cm da régua corresponde a 50 cm. reais. Como você quer desenhar 4 m reais, que equivalem a 400 cm, então temos: Portanto, a sua parede será representada com 8 cm.
Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.