O sistema de numeração árabe ou decimal, (ou de base 10), é o mais utilizado nos dias de hoje. Para representar todos os números, emprega apenas 10 símbolos diferentes, os chamados algarismos árabes. Estes símbolos são: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e zero (ou cifra - 0).
Em 1202, o matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Leonardo Fibonacci, publicou Liber Abaci, onde mostrava a importância e as vantagens do sistema de numeração indiano, que agora seria conhecido como indo-arábico.
Os números decimais têm como principal característica a presença da vírgula. Assim como os números inteiros, os decimais também utilizam o sistema de numeração decimal, ou seja, podemos diferenciar os números pela posição em que os algarismos se encontram.
Os números decimais são números racionais (Q) não inteiros expressos por vírgulas e que possuem casas decimais, por exemplo: 1,54; 4,6; 8,9, etc. As casas decimais são contadas a partir da vírgula, por exemplo o número 12,451 possui três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula. ...
Os números decimais foram criados para facilitar os cálculos aritméticos. Quando queremos somar frações com denominadores diferentes temos que transformá-las em frações equivalentes de mesmo denominador e isso dá muito trabalho. Por isso, a forma decimal das frações simplifica bastante os cálculos.