Os métodos diretos lidam com o indivíduo e medem critérios objetivos, são eles: antropométricos; laboratoriais e bioquímicos; clínicos; e de avaliação da dieta. Por outro lado, os métodos indiretos utilizam os índices de saúde da comunidade, que refletem as influências nutricionais.
A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos.
O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado.
O estado nutricional de um indivíduo é o equilíbrio entre a ingestão e necessidade de nutrientes influenciados por diversos fatores, dentre eles: condições econômicas, comportamento alimentar, influências culturais, alteração do apetite, capacidade de consumir e absorver nutrientes adequadamente, estresse fisiológico, ...
Existe uma diversidade de fatores antinutricionais. Eles podem ser classificados como: inibidores de proteínas, oxalatos, taninos, nitritos, dentre outros. No caso das leguminosas como o feijão, soja e grão-de-bico, por exemplo, o fitato é um antinutriente dificultador para absorção de cálcio, ferro e zinco.
Fatores antinutricionais de importância na nutrição animal: Composição e função dos compostos secundários. Os fatores antinutricionais são substâncias que mesmo em estado vestigial, reduzem ou impedem a utilização de um elemento nutritivo.
A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através da ingestão de alimentos, absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais. É também ramo das ciências biológicas que estuda e se aprofunda nesse processo, além de relacioná-lo com o bem-estar ou o desenvolvimento de doenças.