Significa que, quando necessário, sua vesícula apresenta funcionamento dentro do esperado. Todas as vezes que comemos gorduras, leite, ovo, iogurte, por exemplo, é esperado que a vesícula biliar faça uma contração e mande seu conteúdo (bile) para dentro do duodeno.
Vesícula escleroatrófica significa que há um processo inflamatório crônico sobre a vesícula. Principal hipótese são cálculos biliares, mas outras precisam ser descartadas. O tratamento vai depender da causa dessa inflamação, mas provavelmente é cirúrgico.
O que não comer: frituras em geral, salsichas, linguiças, carnes vermelhas, margarina, leite integral, queijos amarelos como cheddar e mussarela, creme de leite, pizza, produtos industrializados como bolacha recheada, salgadinhos de pacote e comida congelada.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
Consuma suco de melancia, laranja ou mamão, a fim de evitar a constipação intestinal (intestino preso); Não deixe o local da cirurgia exposto ao sol por pelo menos 180 dias, para evitar o surgimento de marcas; Mantenha a região operada sempre seca; Utilize sempre roupas confortáveis.