A passiflora, flor do maracujá cujo nome significa “flor da paixão”, é cheia de benefícios para a saúde. Trata-se de uma planta medicinal, geralmente usada no tratamento de ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Isso se deve a suas propriedades calmantes.
As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas. Passado esse período, as que não são polinizadas caem da planta. As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas.
Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa. A história conta que no século XVII o Papa Paulo V ficou maravilhado quando recebeu flores de maracujá de presente e que ordenou que fossem cultivadas em Roma.
A flor do maracujá só abre uma vez e permanece aberta apenas por algumas horas. Sendo assim, se nesse período não ocorrer polinização nem fecundação, essa flor será abortada.
Isolado, o maracujazeiro não tem condições de produzir frutos pela falta de disponibilidade de pólen de outra planta de maracujá. ... Pesado e pegajoso, o pólen não é transportado pelo vento. Adubação insuficiente ou falta de água também é causa de queda das flores.
Cuidados gerais com a muda O pé de maracujá deve ficar em local que incida, pelo menos, de 5 a 6 horas de sol pleno. A temperatura ideal de cultivo situa-se entre 20 a 35 °C. Não pode faltar água durante o crescimento até chegar à fase adulta, período em que a planta resistirá por mais tempo sem água.
O plantio da safra normal ocorre em fevereiro, para que a colheita aconteça entre os meses de dezembro a julho (6 meses), e a safrinha do maracujá é entre os meses de agosto e setembro, para obter os frutos de março até julho.
Em plantas de pé--franco (mudas obtidas do plantio de sementes, sem enxertia), o florescimento e a frutificação iniciam-se em torno dos cinco anos de idade, enquanto que, em plantas enxertadas, a produção de frutos pode começar dois anos após o plantio.
O método
Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia. No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade.
Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.