Leite fermentado é o nome genérico dado a produtos como: iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada. Este nome se deve ao fato do leite ser inoculado com culturas iniciadoras de microrganismos ácido-láticos, que convertem parte da lactose do leite em ácido lático por meio da fermentação.
Basicamente, a diferença entre o iogurte e as bebidas lácteas está na quantidade do soro existente nelas. As bebidas lácteas contém mais soro do leite do que o iogurte, além disso, para a produção do iogurte precisa-se das bactérias especificas já mencionadas.
A bebida láctea por ser mais diluída, devido à presença do soro do leite, é menos calórica que o iogurte, porém, do ponto de vista nutricional o iogurte possui uma maior quantidade de proteínas, cálcio e de bactérias lácteas benéficas ao organismo que melhora a flora intestinal, sendo o iogurte um alimento mais ...
“Se consumido diariamente, o leite fermentado pode auxiliar na recomposição e manutenção da microbiota, contribuindo para uma boa digestão, melhor aproveitamento de nutrientes e funcionamento do intestino”, destaca Mirna Barreto Cerqueira, nutricionista graduada pela USP.