O esporte em nossa sociedade se manifesta de diferentes formas e em diferentes espaços. Para compreendermos melhor o fenômeno esportivo e de que forma ele é praticado nos dias de hoje, Tubino (1996) classificou-o nas seguintes dimensões: esporte-educação, esporte-lazer e esporte de rendimento.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Como o esporte pode mudar vidas e proporcionar oportunidades? O educador físico tem um papel muito importante na sociedade, promovendo recursos que garantem a saúde e o bem-estar do corpo e da mente. O esporte atravessa barreiras sociais, promovendo união, disciplina e competitividade.
O esporte atua diretamente na inclusão social, segundo a ONU Veja os pontos observados pela Instituição: ... Forma cidadãos orientados para a participação na vida política, econômica e social de suas comunidades; Instiga a existência de princípios morais e éticos, tão importantes para uma inclusão social efetiva.
O esporte é mais que uma atividade física, ele constrói a identidade social, possuindo um efeito socializador e é uma ferramenta apta a transformar vidas, atuando tanto como um fator de inclusão, quanto um combatente de exclusão social também.