Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. Andrade explica que o recorte simboliza que o medo até então presente na sociedade se afastava do país, pois o Brasil já estava livre e o brasileiro morreria para garantir a condição na qual a pátria vivia no fim do século XIX.
Longe vá temor servil: Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil. Este trecho é o estribilho, que é repetido depois de cada estrofe do hino. O termo brava aqui tem o sentido de corajosa, valente. Temor servil significa o medo que as pessoas subservientes, aquelas que servem a alguém, sentem.
Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).
Resplandece a do Brasil. Brava gente brasileira! No trecho “Já raiou a liberdade” o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um “sol” que já raiou, ou seja, já é uma realidade. ... “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.
Sua letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é de Dom Pedro I. Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos.
O Hino da Independência de Brasil foi escrito pelo jornalista e político Evaristo da Veiga (1799-1837) em agosto de 1822. Sua poesia recebeu inicialmente o título de "Hino Constitucional Brasiliense", sendo musicado pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1760-1830).
O termo "garbo" diz respeito a um porte imponente, uma elegância na forma de agir. Já o termo "varonil" é um adjetivo que trata daquilo que é específico ao homem, podendo ser também sinônimo de "corajoso", "forte" e "vigoroso".
Que ou quem é contrário à religião. 4. Que ou quem ofende o que se considera digno de respeito.
Garbos é o plural de garbo. O mesmo que: brios, primores, airosidades, donaires, elegâncias, esbeltezas, galhardias.
Significado de Falange substantivo feminino Cada um dos pequenos ossos que compõe os dedos das mãos e dos pés.
Na Bíblia significa coletivo de demônios. Exemplo de uso da palavra Legião: O presidente foi aclamado por uma legião de políticos.
Falange (em grego: φάλαγξ; romaniz.: phálanx), no contexto militar, é uma formação retangular de infantaria grega antiga, tipicamente composta por lanceiros.
Composta por cidadãos-soldados, a falange hoplita foi a mais perfeita manifestação da sociedade grega clássica no campo de batalha. Um dos melhores soldados de infantaria do mundo antigo, os hoplitas dominaram os combates por séculos até serem suplantados pelos legionários romanos, melhor organizados.
– Formação é a disposição de uma tropa sob um comandante. – Tática é a arte e a ciência de organizar tropas e usá-las em conjunto para combater e derrotar um inimigo em batalha.
Diferença entre Soldado e Guerreiro: O guerreiro sabe a qual batalha se obstinar e a que deve desistir. O soldado segue ordens.
Significado de Guerreiro adjetivo Relativo à guerra; belicoso, aguerrido. Quem tem por característica ser combatente, lutador: era uma mulher guerreira, lutando por seus direitos. substantivo masculino Aquele que faz a guerra; combatente; soldado. Etimologia (origem da palavra guerreiro).
Frente, front ou frente de batalha é uma fronteira armada contestada por forças opostas. Pode ser uma frente local ou tática, ou abranger um teatro de operações. Uma frente típica foi a Frente Ocidental na França e Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial.
A legião romana aperfeiçoou a organização da infantaria em unidades e subunidades, o que hoje é base da organização dos exércitos modernos. Uma legião era dividida em dez coortes, por sua vez divididas em um número variável de centúrias, que eram compostas por cerca de cem homens cada.
A manobra de flanco é uma tática militar ofensiva que visa contornar as alas das posições inimigas atacando seus flancos (lados) ou a sua retaguarda.
Flancos são as laterais do corpo, localizados na região lombar. A gordura nos flancos é aquele pneuzinho que se forma na região lateral do abdômen.
O flanco é a região imediatamente abaixo do lombo e não apresenta arcos costais e, consequentemente, não auxilia na sustentação do peso do cavaleiro. Devido a isto, o lombo deve ser curto, proporcional ao dorso e musculoso.
Identifica a relação de aspecto do pneu, que se refere à relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. Neste exemplo, a altura do flanco do pneu é 55% da sua largura. Quanto menor a relação, menor a altura do flanco, o que significa melhor desempenho nas curvas, mas uma sensação menos suave.
No exemplo apresentado, a largura é de 175 mm. 70: Este número é o resultado da relação entre a altura da lateral do pneu (flanco) e a largura da banda de rodagem. Neste caso concreto, a altura do flanco corresponde a 70% da largura do pneu. ... E quanto mais alto for o pneu, pior a dirigibilidade mas maior o conforto.
Tag: bitola dianteira e traseira As bitolas de um carro são a distância entre as rodas esquerda e direita de um mesmo eixo. Como elas interferem na performance e dirigibilidade de uma carro.