Leia o trecho de um texto: "Os principais aspectos da organização racional do trabalho (ORT) são: análise do. trabalho e estudo dos tempos e movimentos; estudo da fadiga humana; divisão do. ... ambientais de trabalho; padronização de métodos e de máquinas; supervisão. funcional"
A organização racional do trabalho é a substituição de métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos em todos os ofícios.
Dentre estas técnicas e metodologias está a Organização Racional do Trabalho, também conhecida como ORT. ...
A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.
O objetivo da ORT é elevar os níveis de produtividade e racionalizar o desperdício. Como o processo foi pioneiro, existem muitas críticas a respeito do método criado por Frederick Taylor.
Para Aristóteles, o trabalho nem é racional nem conduz à eticidade. As faculdades da razão servem para fabricar e para administrar, para mandar e para saber obedecer. O trabalho é útil porque nos livra da penúria, da miséria (POL. I, 7, 1255B - 1257A).
adjetivo Dotado de razão: o homem é um ser racional. Que se concebe segundo a razão. Que se baseia no raciocínio: médico racional.
Temos como as principais características do Taylorismo a divisão das tarefas dentro da empresa, o uso apenas de métodos de produção que já foram testados e a especialização do trabalhador em uma visão mecanicista.