Mollusca
Resposta: Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. ... Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.
Os moluscos podem apresentam respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...
A principal função da concha é proteger o corpo do molusco. Quando se sente ameaçado, o molusco consegue esconder o corpo inteiro dentro dela. As conchas têm ainda outras finalidades. Algumas apresentam saliências que mantêm o animal ancorado ao fundo do oceano.
Sendo coleoides, têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos.
Mas como símbolo e simbologia, pode se dizer que a concha simboliza a fecundidade. ... Em razão de sua forma, que parece um útero, e à sua profundidade, a concha também representa o órgão sexual feminino. Por isso, seu simbolismo também está ligado ao prazer sexual, à feminilidade e ao orgasmo feminino.
As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.
Os que precisam de conchas produzem sua própria concha desde o dia que nascem. Em sua forma larval, onde os animais são minúsculos com menos de 1 centímetro, eles possuem uma concha chamada de protoconcha. Essa fase dura um curto período de tempo, até que ele comece a produzir sua concha definitiva.
Para descobrir a idade dos moluscos, o método mais utilizado pelos cientistas é contar os anéis que formam a concha, sendo que cada anel corresponde a um ano.
Muito bela e muito rara, a porcelana-dourada (Cypraea aurantium) é uma das conchas mais desejadas pelos coleccionadores. O seu habitat localiza-se no lado de fora dos recifes do Sudoeste do Pacífico, desde as Filipinas às Ilhas Salomão e Fidji. O seu tamanho varia dos 5,8 aos 11,7 cm e o meu exemplar mede 9,3 cm.
Elas são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira.
Concha é um órgão rígido característico de moluscos Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado.
Passe a faca ao longo da concha superior para separar a carne restante.
A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio. “A concha protege o animal e também funciona como esqueleto, dando sustentação aos músculos do corpo para a movimentação.
O manto é uma dobra da epiderme que pode ser encontrada em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. Em algumas espécies, a epiderme deste órgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha calcária.
manto
Glândulas presentes no manto (tecido parecido com a pele, que envolve as partes vitais do molusco) secretam as substâncias que endurecem e formam uma concha provisória, chamada protoconcha. Ao atingir a idade jovem, o molusco começa a formar a concha definitiva, que substitui a primeira.
Os caramujos são moluscos gastrópodes que vivem na água doce e preferem locais abrigados e com pouca correnteza, como córregos, riachos, valas e represas.
A reprodução das lemas sempre vai ocorrer no início do verão, melhor época para elas pelo clima. Depois de um acasalamento individual, ou seja, ela mesmo se fecunda, processo chamado de auto fecundação. A lesma vai botar seus ovos fertilizados em ninhos cavados no solo úmido.