Tábuas atuariais são tabelas com as probabilidades de sobrevivência e morte de uma população. Essas tabelas são utilizadas para o cálculo de benefícios de renda e seguro de vida (Renda Vitalícia).
Tábua atuarial no Brasil No Brasil, a principal tábua atuarial vigente é a BR-EMS (Experiência do Mercado Segurador Brasileiro), vigente desde 2010 e atualizada a cada cinco anos (a próxima atualização será em 2020). São quatro variações da tábua: Sobrevivência masculina (BR-EMSsb-v.
A única maneira de se calcular o número de pessoas que morreriam em determinado ano é basearmos nossos cálculos em dados estatísticos exatos do passado. Uma tábua de mortalidade se baseia em dados de nascimentos e mortes e nas idades ao morrer.
Tábua de Mortalidade, também chamada de Tábua de Vida ou ainda Tábua A(c)tuarial é uma tabela utilizada no cálculo atuarial, para planos de previdência e seguros de vida, tanto no setor público, quanto no setor privado. São utilizadas para calcular as probabilidades de vida e morte de uma população, em função da idade.
Função Sobrevivência A função de sobrevivência pode ser feita através da tábua de vida, tomaremos como exemplo 5 anos de uma coorte hipotética de 100000 habitantes cuja probabilidade de morte é dada por $n q_x=F{T_x}(n) $ . A função STx(t) calcula a probabilidadede um individuo de idade x sobreviver até a idade x+1.
A probabilidade de uma pessoa viva e ativa de 51 anos de idade morrer aos 52 anos de idade corresponde a 0,017. probabilidade de entrada em invalidez aos 51 anos é igual a 0,003.