A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; ...
As áreas em que podem atuar são: intervenção clínica: trabalhar em consultórios, em alguma corrente teórica. avaliação psicológica: trabalhar no Detran, para avaliações psicotécnicas de motoristas; fazer testes para quem requer porte de arma; participar dos processos de adoção de crianças e adolescentes.
A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas. Todo trabalhador também é um indivíduo, e deve ser visto a partir de suas particularidades.
A Psicologia como área do conhecimento inicialmente era parte da Filosofia. Seus primeiros estudos empíricos foram desenvolvidos por iniciativa de médicos e educadores. ... Desde então, a Psicologia vem estruturando uma profissão que cada dia mais se especializa e define sua atuação no campo das ciências.
O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação — a qual requer uma especialização formal. ... Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa construir uma carreira de sucesso.
O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Este profissional estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções.
A demanda por profissionais qualificados no Brasil O mercado de trabalho sempre está à procura dos melhores profissionais, na área da Psicologia não é diferente. De acordo com o próprio Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualmente há um total de 280 mil psicólogos no Brasil aproximadamente.
5 coisas que você precisa saber antes de cursar psicologia
5 anos
Em média, os preços das mensalidades de pós-graduações em Pediatria gira em torno de R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais), com duração de 12 meses. Porém, é possível encontrar cursos de especialização em faculdades de ótima qualidade e que oferecem uma bolsa de estudo.
Como toda especialização médica, para se tornar um pediatra, é necessário diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de residência médica de, no mínimo, dois anos na área ou curso de especialização equivalente a uma pós-graduação em Pediatria.
Como mencionamos, a Pediatria é a área que estuda a saúde das crianças e os sistemas do organismo infantil. Assim, o foco é observar as interações entre os órgãos da criançada e, a partir daí, elaborar protocolos terapêuticos adequados para tratar as enfermidades das pessoas em seus primeiros anos de vida.
A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.
Para se tornar Obstetra é preciso fazer um curso de Medicina reconhecido pelo MEC, com seis anos de duração, e depois ingressar em uma Residência Médica ou Especialização de três anos em Ginecologia e Obstetrícia.
Em média, os preços das mensalidades giram em torno de R$ 200,00 (duzentos reais), com duração de 15 meses. Porém, é possível encontrar cursos de especialização em faculdades de ótima qualidade e que oferecem uma bolsa de estudo.