Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.
Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
Transmissão. Os parasitas que entram pela boca são deglutidos e podem permanecer no intestino ou penetrar pela parede intestinal invadindo outros órgãos. Muitas vezes os parasitas penetram na boca por transmissão fecal-oral. Alguns parasitas podem penetrar diretamente através da pele.
Quanto à localização nos hospedeiros, os parasitas podem ser ectoparasitas ou endoparasitas. Ectoparasitas são os que se localizam nas partes externas dos hospedeiros. Exemplos: a sanguessuga, o piolho, a pulga, etc. Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros.