A Região Centro-Oeste é banhada por vários rios que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai. Os rios Jurema, Arinos e o Xingu banham o norte do Estado de Mato Grosso, vindos da Bacia Amazônica. Os rios que formam a bacia hidrográfica do Paraná são os rios Paraná e o Parnaíba.
As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e Paraná.
Os fatores que favoreceram a ocupação da Região Centro Oeste do Brasil foram: O clima tropical semi-úmido da região, com frequentes chuvas de verão. A vegetação, de cerrado nos planaltos.
Na região de Goiás, o povoamento foi mais recente, em razão da distância, da falta de incentivos econômicos e administrativos e das dificuldades com a comunicação. O abastecimento de gado para as áreas mineradoras atraiu criadores de gado da Bahia. Após a mineração, o povoamento assumiu feição dispersora.
Os principais fatores da expansão da cana-de-açúcar no Centro-Oeste brasileiro são: demanda de energias alternativas no cenário mundial, como é o caso do álcool; incentivos fiscais, por parte do governo; estrutura fundiária da região Centro-Oeste favorável à sua produção; custo de produção relativamente baixo; uso de ...