Segundo Chiavenato (1999), "A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais."
Eles focam em assuntos como a administração de modo geral, os recursos humanos, o comportamento organizacional e as estratégias executadas nas empresas. Entre os livros de Chiavenato que mais se destacam está o Teoria Geral da Administração, lançado pela primeira vez no ano de 1983.
São Paulo: Atlas. Chiavenato, Idalberto. (2006).
Primeiro: as pessoas devem ser vistas como seres humanos, sim, exatamente dessa forma, para gerir pessoas deve-se entender que todas elas vem acompanhadas de um conteúdo, uma bagagem própria, uma história de vida pessoal, particular e diferenciada, nenhuma menos ou mais interessante que a outra, são pessoas possuidoras ...
Principais objetivos da Gestão de Pessoas
A Gestão do Talento Humano se baseia em alguns aspectos fundamentais:
PESSOAS COMO PARCEIROS: – Colaboradores agrupados em equipes; – Metas negociadas e compartilhadas; – Preocupação com resultados; – Atendimento e satisfação do cliente; – Interdependência entre equipes; – Participação e comprometimento; – Ênfase no conhecimento; – Inteligência e talento.
Os seis processos estão ligados à atividade de agregar, integrar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar os resultados das pessoas. Esse conceito foi desenvolvido por um dos maiores professores e consultores brasileiros, Idalberto Chiavenato.
As subáreas do RH basicamente consistem em:
O plano de cargos e salários é um descritivo detalhado de todos os cargos da companhia, assim como suas atribuições e responsabilidades — e do salário correspondente a cada uma dessas posições. Garantindo a igualdade e a padronização justa entre os colaboradores.
O plano de cargos e salários consiste na definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais. ... O plano também fortalece o clima organizacional da empresa e ajuda o RH na hora da tomada de decisões.
Plano de Cargos e Salários: é um programa mais pragmático e mais técnico. Isso porque funciona como uma espécie de manual, estabelecendo quais cargos e funções existem na empresa, suas definições, as competências necessárias para o funcionário se encaixar em cada um deles e as faixas salariais que abrangem.
A Faixa Salarial é uma referência para definição do salário de cada profissional. ... Uma pessoa que esteja com um desempenho satisfatório, por exemplo, poderá estar com um salário de 700,00 ou 750,00 e não necessariamente de 686,94 ou 735,03. O mais importante será o posicionamento do salário dentro da faixa.
Ocorre um reajuste salarial por reclassificação quando um cargo recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições atuais, justificando uma reclassificação do cargo para uma classe mais alta na estrutura de cargos.
O “valor” de cada cargo é representado por uma Classe de cargos na qual ele é encaixado. Dentro de cada Classe de cargos, há diferentes Níveis de salário pelos quais o funcionário ascenderá à medida que cresce na empresa e demonstra bons resultados.