O pré-preparo é a etapa inicial pelo qual os alimentos passam antes de serem consumidos crus ou submetidos à cocção. Esta etapa consiste na higienização, sanitização, seleção, fracionamento, adição de temperos e/ou de outros ingredientes.
Pré-preparo Etapa em que os alimentos sofrem tratamento ou modificações através de higienização, tempero, corte, porcionamento, seleção, escolha, moagem e/ou adição de outros ingredientes. O pré-preparo, como o nome diz, é a etapa prévia ao preparo e deve ser feita com muito cuidado e rigor.
É possível também dividir o alimento com a separação de partes, ou seja, separar dois líquido, dois sólidos ou um sólido e um líquido. Os líquidos podem ser separados pelas seguintes operações: decantar e centrifugar. Os sólidos podem ser separados pelos precessos: descarcar, peneirar e moer.
Resposta: O tempo de cozimento, como o próprio nome aponta, é período que determinado alimento leva para ser cozido, isto é, estar pronto para consumo. Por exemplo, se você for produzir um purê de batata, precisa cozinhá-las para que fiquem soltas ao ponto de serem amassadas com facilidade.
Como prevenir a proliferação de germes e bactérias?
6 Dicas para evitar doenças contagiosas
5 passos para se proteger da superbactéria KPC
Controle do crescimento e proliferação de microorganismos através de tratamento térmico, refrigeração, congelamento, acidificação, conservantes, embalagens adequadas e controle da estocagem.
Cabe ao produtor, coletar o leite cru e levá-lo o produto para tanques refrigerados, para evitar a reprodução de bactérias. O transporte é feito por caminhões-tanque isotérmicos. Testes de qualidadeO leite só é comprado pela indústria se for aprovado nos testes que analisam a qualidade do produto.
As doenças causadas por fungos podem ser evitadas através das seguintes atitudes:
Contaminação física: Entre elas, estão: Higienização dos equipamentos: Manter a limpeza em dia e em boas condições é essencial para evitar o acúmulo de resíduos e crescimento de fungos nas tubulações.
Veja algumas práticas necessárias para manter a segurança do alimento e evitar a contaminação cruzada:
A contaminação cruzada é a transferência de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de produção.