Da perspectiva ascendente, ela fica da seguinte maneira: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B. Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol./span>
Quando aprendemos sobre os sustenidos, entendemos que o sustenido existe quando aumentamos um semitom de cada nota. Veja: dó + semitom = dó# ... mi + semitom = mi#/span>
Acompanhe! As 7 principais notas musicais são: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. E todas elas podem ser sustenidas (#) ou bemóis (b), de acordo com a escala. Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental./span>
Por ora, vamos conhecer os nomes dos intervalos musicais:
Na música ocidental, os intervalos são estudados a partir da divisão diatônica da escala. As unidades de medida de intervalos, baseadas na escala logarítmica, são o tom e o semitom. Para intervalos menores que um semitom, são utilizados o savart e o cent (o mais utilizado atualmente).
Sendo assim, os intervalos podem ser classificados como: ✓ Intervalo Maior ou Justo; ✓ Intervalo Menor; ✓ Intervalo Aumentado; ✓ Intervalo Diminuto. Você já aprendeu que o intervalo pode ser de 2ª (segunda), 3ª (terça), 4ª (quarta), etc... de acordo com a quantidade de notas envolvidas nessa distância./span>
Esses intervalos são classificados como JUSTOS, a regra é essa: Os intervalos de 4ª que tem 2,5 TONS de distância são classificados como JUSTOS.
4ª Justa – É uma quarta com dois tons e um semitom de distância./span>
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Já o intervalo de terça maior é o intervalo de 2 tons entre duas notas. Para entender melhor isso vamos pegar a escala de C maior: Entre C e E há um intervalo de terça maior, pois, se contarmos, a distância entre eles é de 2 tons ou 4 semitons./span>
O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio.
Então, recapitulando o que vimos aqui hoje: O que diferencia um acorde maior de um acorde menor é a sua terça; Usamos a escala maior para montar os acordes maiores e a escala menor para montar os acordes menores; Essa regra de terça maior e terça menor vale para tríades e tétrades./span>
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos./span>