O coração acelerado, conhecido cientificamente como taquicardia, geralmente não é sintoma de um problema grave, estando muitas vezes associado a situações simples como estar estressado, sentir-se ansioso, ter feito atividade física intensa ou ter bebido café em excesso, por exemplo.
Às vezes, um batimento cardíaco acelerado não é motivo de preocupação. É normal sentir o coração acelerado – em uma situação estressante, ao beber álcool, cafeína ou fumar, durante o exercício ou mesmo quando você está assistindo a um programa de TV ou filme assustador.
Olá… Passei por processo de luto, tive esteatose hepática, e isso gerou um grande stress, tive síndrome do Pânico, nem conseguia dormir direito, de tanto frio na barriga, uma sensação terrível de morte, procurei ajuda, no momento estou estável, mas não posso ficar sem a medicação, se não os pensamentos acabam tirando a paz… Essa matéria foi maravilhosa pra entender oq acontece com o organismo…
Os suplementos termogênicos normalmente são utilizados por quem deseja perder peso ou aumentar a disposição para praticar atividades físicas e agem aumentando a temperatura do corpo e acelerando o metabolismo. No entanto, esses suplementos podem agir sobre o coração, acelerando os batimentos cardíacos, além de causar ansiedade, irritação ou insônia, por exemplo.
Ninguém está imune a isso e não há nada de errado em ter esses sentimentos de tensão ou estresse temporários, porém, quando a sensação de frio na barriga é constante, nunca para ou desaparece, ela pode ser um sintoma de algum problema no sistema nervoso.
Muitos tipos de medicamentos e substâncias podem causar batimentos cardíacos acelerados. Medicamentos prescritos e de venda livre, como sprays nasais descongestionantes, inaladores de resgate, excesso de insulina (que leva a níveis baixos de açúcar no sangue) e reposição de hormônio da tireoide são alguns dos medicamentos que podem fazer seu coração bater mais forte. Seu coração também pode disparar se você parar repentinamente de tomar certos medicamentos, como betabloqueadores.
A arritmia pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos e na maior parte dos casos, é identificada em exames de rotina e não pelos sintomas. No entanto, em alguns casos os sintomas de palpitação podem estar acompanhados de sensação de fraqueza, tontura, mal estar, falta de ar, dor no peito, palidez ou suor frio, por exemplo, indicando problemas mais sérios de ritmo cardíaco.
Quando seu coração dispara, pode parecer uma sensação de palpitação ou palpitação no peito. Pode durar apenas alguns segundos ou minutos a horas. Quanto mais dura, mais preocupante é. Os sintomas comuns que podem acompanhar um coração acelerado incluem:
Em casos mais graves de arritmia cardíaca, o tratamento pode ser feito com medicamentos prescritos pelo médico ou cirurgia, por exemplo. Veja mais detalhes sobre o tratamento da arritmia cardíaca.
A adrenalina relaxa um músculo intestinal específico chamado de “esfíncter anal externo”. É por isso que algumas pessoas sentem vontade de ir ao banheiro quando estão ansiosas ou nervosas.
Dentre as causas de problemas cardíacos em que o coração bate de forma acelerada, estão as arritmias com frequência cardíaca aumentada ou taquiarritmias. Elas são alterações na transmissão elétrica do coração e podem provocar sintomas como tontura, mal estar, náusea, sensação de desmaio. Podem estar associadas a doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca ou miocardites. Outras causas de taquicardia não relacionadas a doenças cardíacas são as doenças da tireoide, as alterações hormonais ou as infecções.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Segundo o Dr. Walkim-Fleming, “O estômago e os intestinos são muito, muito ricos em terminações nervosas e, o que quer que esteja estressando essas terminações e os nervos, fará com que o intestino e o trato gastrointestinal reajam de uma certa maneira e causem determinados sintomas”.
Vá ao pronto-socorro se seu coração estiver batendo forte há horas ou se você tiver perda de consciência, dor no peito ou dificuldade para respirar. Estes podem ser sinais de um ataque cardíaco.
De acordo com o Dr. Jamile Wakim-Fleming, especialista em Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, existem muitas terminações nervosas no trato gastrointestinal.
Só de pensar na pessoa, a pressão arterial aumenta, o coração dispara, a capacidade de raciocinar diminui e dá um “frio na barriga”, também conhecido como “borboletas no estômago”, esse conjunto de sensações chama-se paixão. Ao contrário do que muitos pensam, quem é o responsável por todas essas emoções prazerosas não é o coração e sim, o cérebro.