Construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Essa é a principal missão do profissional de Relações Públicas. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização.
O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS Relações Públicas, informalmente chamado de RP, é o profissional responsável pela relação das organizações, instituições, órgãos governamentais e até mesmo pessoas, com seus respectivos públicos de interesse.
“O profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações ...
A atividade de relações públicas surgiu nos Estados Unidos da América no início do século passado quando empresas, atores públicos e governos demandaram a contratação de profissionais com formação interdisciplinar para o desenvolvimento de campanhas estratégicas junto à opinião pública.
Foi na esteira dessas ocorrências que a multinacional Light & Power, hoje transformada em AES Eletropaulo, criou no Brasil o primeiro serviço de Relações Públicas em 1914, cujo diretor foi Eduardo Pinheiro Lobo.
No Brasil do início do século XX , as RP surgiu primeiramente em São Paulo, com o 1o Departamento de Relações Públicas , instituído pela São Paulo Light - Serviços de Eletricidade. O progresso chegara rapidamente e os meios de comunicação ainda eram incipientes para um Brasil tão grande .
Pioneirismo da USP Em 1967, quando a profissão de Relações Públicas (RP) foi regulamentada no Brasil, a ECA-USP criou o primeiro curso de graduação na área. Nos anos 70, a ECA-USP marcou novamente seu pioneirismo na criação de uma linha de pesquisa na área de RP com os primeiros cursos de mestrado e doutorado no País.
QUESTÃO 3 É correto afirmar que o surgimento das Relações Públicas beneficiou-se do clima democrático reinante nos EUA porque a ) a disputa entre jornalistas pelo trabalho nas empresas foi impulsionada pelos valores democráticos do país, exigindo, em consequência, especialização por parte deles.
Eduardo Pinheiro Lobo nasceu em 2 de dezembro de 1876 e em 30 de janeiro de 1914 tornou-se o primeiro gerente de um departamento de relações públicas do Brasil, na empresa Light, então concessionária de energia em São Paulo.
Ivy Lee
O profissional formado em Relações Internacionais contribui para que diferentes países possam se relacionar de maneira construtiva. O motivo dessa relação pode ser comercial, político, econômico, para estabelecer acordos bilaterais ou multilaterais, entre outros.
Os locais mais comuns para encontrar internacionalistas em ação são:
O internacionalista ou analista internacional – como é chamado o profissional formado em Relações Internacionais – é responsável pela análise e compreensão da relação entre pessoas, empresas e governos de diversos países.
Média salarial: R$ 1.