Em tempos de tanta tecnologia disponível na área médica, algumas pessoas se esquecem da importância do exame clínico para o diagnóstico e tratamento de doenças, O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico.
Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés). Enquanto examina a cabeça, o profissional deve se atentar em detalhes na parte superior da cabeça, no nariz, na boca, nos olhos e nas orelhas.
Um exame clínico bem conduzido, com uma anamnese criteriosa, é uma peça fundamental para o adequado diagnóstico, planejamento e determinação da melhor conduta clínica frente à lesões bucais bem como o esclarecimento da lesão ao paciente.
Palpação: deve abranger estruturas extra-orais (cadeias linfáticas) e intra-orais. Percussão: diagnóstico de odontalgias....Passos da Anamnese:
Na prática, são considerados exames laboratoriais quaisquer procedimentos complementares de análise, sendo que os mais comuns consistem na coleta de sangue, urina e radiografias. Ou seja, exames bioquímicos e de imagem.
Os instrumentais odontológicos são bastante específicos, desenvolvidos para suprir as necessidades do dentista. Os instrumentos odontológicos utilizados pelo dentista e escolhidos com critério por seu auxiliar visam à melhoria e ao aperfeiçoamento dos mais diversos procedimentos realizados no consultório dentário.
Função dos Instrumentais Os instrumentais em odontologia tem como função possibilitar ao cirurgião dentista realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. ...
Índice
Fique por dentro do consultório odontológico. Conheça as ferramentas que o dentista usa para cuidar do seu sorriso
Kit com 1 pinça clínica, 1 sonda exploradora nº 5, 1 escavador nº 17 e 1 cabo com espelho nº 5.
Os instrumentos manuais mais freqüentemente empregados em Endodontia estão relatados neste documento.
Na Odontologia, o processo de esterilização indicado é por meio da autoclave. Atente-se sempre para as recomendações de uso do manual do equipamento fornecido pelo fabricante.
Instrumentos para obturação de canais radiculares Condensadores : condensadores permitem cortar os cones de guta-percha e realizar condensação vertical.
Os materiais dentários podem ser divididos basicamente em três tipos: metálicos, cerâmicos e poliméricos. principalmente constituindo as ligas metálicas presentes em peças protéticas, aparelhos ortodônticos, limas endodônticas, implantes e instrumentais odontológicos.
8 equipamentos odontológicos indispensáveis
Na prótese cimentada utiliza-se cimento ósseo para fixar a prótese propriamente dita ao osso. Esse tipo de prótese é utilizado em pacientes com osteoporose ou naqueles que a reabilitação deve ser acelerada. Principalmente Idosos.
Prótese Parcial Removível (PPR) Também chamada de “Roach”, trata-se de um modelo bastante usado. A prótese é indicada para os pacientes que ainda têm alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes.
Principais marcas de dentes de alta qualidade Essas algumas opções de marcas de dentes de resina para prótese total (prótese protocolo): Heraeus-Kulzer (Alemanha) Ivoclar Vivadent (Suíça) VIPI Dent Plus / VIPI Trilux (nacional com tecnologia europeia)
Neste caso, o melhor material para prótese dentária protocolo é a porcelana aplicada sobre estrutura interna em zircônia, uma versão cujos resultados estéticos finais são aproximados às correções com laminados cerâmicos do tipo lente e faceta.
A seleção do tamanho e forma de dentes para prótese totais dependem de fatores como a largura a altura dos maxilares. A escolha por dentes mais longos depende, portanto, por condições anatômicas que precisam ser analisadas em conjunto com a predileção estética do paciente.
Podemos selecionar a cor, colocando o dente artificial da escala de seleção de cor em 3 posições: 1) Fora da boca ao lado do nariz: estabelecemos a matriz básica e a saturação da cor; 2) Debaixo do lábio deixando exposto unicamente a borda incisal: revelará a cor dos dentes quando a boca do paciente está em repouso.
São 3 as combinações de materiais disponíveis para a confecção da prótese tipo protocolo: resina acrílica sobre estrutura em metal, porcelana (cerâmica odontológica) sobre estrutura em metal ou, na técnica mais moderna e estética, porcelana sobre estrutura em zircônia.
Basta comparar a cor entre dentes naturais já clareados e qualquer amostra (escala) de cores odontológicas. Pode ser até mesmo aquela que o dentista utiliza para escolher resinas para restaurações. Outra forma de seleção da cor para facetas e lentes de contato dental é a medição por espectrofotômetro digital.
São duas as escalas que o dentista utiliza para escolher a cor da faceta de porcelana . A mais utilizada, da Ivoclar, traz siglas como BL4, BL3, BL2 e BL1 para as matizes mais próximas ao branco (a sigla BL refere-se a “bleached”, ou “clareado”, traduzido para o português). Quanto menor o número, mais clara.
5 ,A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3, D4. O 1 seria “mais claro” e o 4 “mais escuro”. Então A, B C e D são os quatro matizes (cores) dos dentes. ... Como exemplo, se diagnosticarmos um paciente com cor A3, poderemos chegar em uma cor A1 depois do clareamento.
A tomada de cor deve ser feita de preferência sob luz natural; Durante a seleção de cor, polimerize a resina selecionada em pequenos incrementos sobre o dente, sem as etapas de condicionamento ácido e hibridização. A presença de fotoiniciadores deixam a resina composta levemente mais clara quando é fotopolimerizada.
Tokuyama Estelite Omega – Marcas de Resina Composta Originários do Japão, os produtos Tokuyama representam o que há de melhor em tecnologia e modernidade, disponibilizando materiais resinosos do mais alto desempenho.